Na manhã desta terça-feira (13) os bispos da Comissão Episcopal Pastoral (CEP) se reuniram na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) em Goiânia, para tratar de uma série de assuntos pastorais, à luz das urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Um dos temas de destaque foi a preparação da próxima reunião do CONSER (Conselho Episcopal Regional), que acontecerá nos dias 15 a 17 de novembro.
A Comissão Episcopal Pastoral (CEPé formada pela presidência do regional, Dom Messias dos Reis Silveira (presidente); Dom João Wilk (vice); Dom Levi Bonatto (secretário) e pelos bispos representantes das duas províncias eclesiásticas, Dom Antônio Fernando Brochini (Goiânia) e Dom Marcony Vinícius Ferreira (Brasília).
O tema central da reunião do CONSER, será Pastoral Carcerária. Segundo o presidente do Regional, Dom Messias dos Reis Silveira, os bispos da CEP aprovaram esta temática e querem, junto com todas as dioceses, desenvolver uma ação evangelizadora junto aos encarcerados. “Queremos aproveitar o que já temos em nosso regional e fazer com que as ações aconteçam em sintonia com as urgências pastorais da Igreja no Brasil”, declarou Dom Messias, que disse ainda que o tema é um desejo dos bispos do Regional desde a 54ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em Aparecida (SP) no último mês de abril.
Para o secretário do regional e bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto, o tema Pastoral Carcerária é bastante pertinente e merece reflexão, uma vez que há carência desse serviço pastoral nas Igrejas particulares. “Precisamos fazer com que a Pastoral Carcerária seja realmente uma presença de evangelização nos presídios, com a missão de levar a Palavra de Deus. Sabemos que os encarcerados gostam da presença dos ministros, dos sacerdotes e muitos tem somente as nossas visitas, por isso, precisamos juntos, repensar a pastoral no sentido de confortar os corações dessas pessoas”, sublinhou.
Na sequência do CONSER, acontecerá a reunião anual de avaliação, nos dias 17 e 18 de novembro. O objetivo é avaliar a caminhada pastoral no regional e pensar o próximo ano. Para isso, uma comissão permanente de avaliação (CPA) enviou a todos os coordenadores diocesanos e coordenadores (as) pastorais um questionário, com perguntas elaboradas a partir das Diretrizes Gerais e das ações realizadas durante este Ano da Misericórdia, que possibilitará uma visão geral do regional. “Queremos colher as respostas com antecedência para que possamos apresentar os avanços e falhas da caminhada deste ano, bem como planejar as ações para o proximo”, pontuou, Pe. Eduardo Luiz de Rezende, secretário executivo do regional. Ainda foi pautado na reunião o andamento da organização do curso de mestrado em Direito Canônico, que deverá ter início em março ou abril do próximo ano, sediado no Instituto Santa Cruz e ministrado pela PUC Goiás.