Desde segunda-feira (15) acontece no estádio Mangueirão, em Belém (PA) a 17ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016). De acordo com dados oficiais da organização do evento, participam cerca de 150 expositores, 300 bispos, 1500 padres e 50 mil congressistas de todos os estados do Brasil, além de autoridades civis e religiosas.
O cardeal arcebispo emérito de São Paulo (SP), Dom Cláudio Hummes, foi nomeado pelo papa Francisco Legado Pontifício para o evento. Ao presidir a missa de abertura, na segunda-feira, ele exortou os cristãos presentes à prática da caridade diária aos mais necessitados, ação que revela os verdadeiros discípulos de Cristo. Ele também ressaltou que a Eucaristia é a fonte e o ápice de toda a evangelização porque toda missão e atividade da Igreja são conduzidas pela Eucaristia.
O purpurado pediu também em sua homilia que que a Igreja seja corajosa, fortalecida pela Eucaristia e que todos repartam o pão material e espiritual com os povos da Amazônia para que Cristo seja reconhecido. Já o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, convocou os cristãos para viver tudo o que foi preparado para o Congresso Eucarístico. “O país está com olhos voltados para a Amazônia e temos que mostrar que não somos apenas uma terra missionária, mas que possuímos muito a oferecer com a riqueza cristã do nosso povo. Queremos que o Brasil veja com um olhar bonito e positivo para a nossa região”, disse o arcebispo.
Procissão Fluvial
O CEN2016 segue até domingo (21) com celebrações eucarísticas diárias em vários ritos, procissões com Jesus Eucarístico, jornadas pastorais e outras atividades, como a Procissão Eucarística Fluvial que partiu de Manaus (AM) no dia 8 de agosto, passou pelas prelazias e dioceses de Itacoatiara (AM), Parintins (AM), Óbidos (PA), Santarém (PA), Gurupá (PA) e Ponta de Pedras (PA). Chegou em Belém na quarta-feira (17). A Procissão Fluvial é um presente para as duas cidades que já receberam o Congresso Eucarístico Nacional: Belém, em 1953 e Manaus, em 1976.
Do Regional Centro-Oeste, diversos bispos participam do CEN2016, entre eles o presidente, Dom Messias dos Reis Silveira; o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB Nacional, Dom Sergio da Rocha; o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz; o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto; o bispo de São Luís de Montes Belos, Dom Carmelo Scampa. Na tarde de ontem (17), Dom Messias presidiu missa na Catedral da Sé.