Atividades das CEBs desenvolvidas durante o ano de 2021

Devido à pandemia do coronavírus, as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) presentes no Regional Centro-Oeste da CNBB, desenvolveram menos atividades em 2020, que nos demais anos. Abaixo elencamos as principais iniciativas realizadas ao longo do ano.


Janeiro
Reunião da Ampliada Nacional
Nos dias 23 a 26 foi realizada a Reunião da Ampliada Nacional das CEB’s, em Cuiabá (MT), com o tema “CEB’s: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas”. Na ocasião foi realizado a análise de conjunturas e houve encaminhamentos práticos para o 15º Intereclesial.

Fevereiro
No dia 1º de fevereiro foi realizada a Reunião dos Coordenadores Diocesanos e Pastorais, em Goiânia.

Março
Reunião da Ampliada da CEB’s

Com a presença dos representantes das Arquidioceses de Goiânia e de Brasília e da Diocese de Ipameri, foi realizada no dia 14 de março, a Reunião da Ampliada Nacional das CEB’s. Durante o encontro houve estudo e partilha das dioceses, além de formação dos delegados e suplentes que deverão participar do 15º Intereclesial. O Regional Centro-Oeste ficou com 80 vagas.


Abril
As CEB’s realizaram, no dia 29, a Reunião em preparação a Romaria dos Mártires do Francisco Cavazzutti, em Mossâmedes, na Diocese de Goiás.

Junho
Foi realizada no dia 6, a Reunião virtual da Coordenação da Ampliada com o grupo do Secretariado do 15º Intereclesial. Na ocasião foi feita a consulta sobre a consulta sobre a mudança da data do 15º Intereclesial para o ano de 2023. Com a pandemia não seria possível realizar encontros de formação e estudo presenciais com os animadores nas bases. Durante a reunião foi feita a oração do 15º Intereclesial e apresentado o símbolo do evento. Ficou definido o dia 15 de cada mês como o dia das comunidades, em que seriam realizadas atividades (missas, terços, orações) com transmissão via rede sociais.


A Reunião Virtual da Coordenação da Ampliada com o Grupo de Formação aconteceu no dia 25 de junho. Na ocasião foram apresentadas as seguintes propostas pelo Grupo de Trabalho de Formação: subsídios para reflexão: cartilhas impressas e virtuais, fortalecimento dos círculos bíblicos e espiritualidades.


Julho
No 4 de julho houve o envio da Carta-consulta sobre a possibilidade do adiamento do 15º Intereclesial das CEB’s para o bispo referencial da Comissão do Laicato e para os Coordenadores das Dioceses de Ipameri, São Luís de Montes Belos, Goiás, Formosa e Luziânia e das Arquidioceses de Brasília e de Goiânia. Todos concordaram com a mudança de data do ano de 2022 para 2023. No dia 7 as CEB’s do Regional Centro-Oeste enviaram um e-mail para o Secretariado do 15º Intereclesial se posicionando de forma favorável com a mudança de data.

Agosto
Depois de ouvir os 18 Regionais da CNBB, o bispo de Rondonópolis–Guiratinga, Dom Juventino Kestering, a Coordenação da Ampliada e Secretariado do 15º Intereclesial, se reuniu no dia 15 de agosto e definiu a nova data do evento: 18 a 22 de julho 2023.

Celebrando a Vocação dos Leigos e Catequistas, no dia 19 houve a gravação do Terço da Esperança e Solidariedade, promovido pela CNBB, na Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.

Setembro
Foi realizada a produção do vídeo sobre as CEB’s e seu compromisso com os excluídos. As Comunidades Eclesiais de Base também tiveram presença na live do Grito dos Excluídos de Goiânia.

Outubro
No dia 24 de outubro aconteceu a Reunião da Coordenação da Ampliada e Secretariado do 15º Intereclesial. O grupo discutiu e refletiu sobre o texto-base e o símbolo do Intereclesial, a Carta-mensagem. Foi pauta do encontro ainda, o Dia D das Comunidades. Sobre isso, foi sugerido que cada regional assumisse um dia com a participação das paróquias, comunidades e que as CEB’s continuem desenvolvendo sua missão de ir ao encontro das pessoas. Houve ainda o planejamento da Reunião da Ampliada Nacional para 2021.


Novembro
Foi realizada uma consulta com os coordenadores das dioceses e arquidioceses se as CEB’s deveriam realizar a Reunião da Ampliada do Regional. Após ouvir os coordenadores definiu-se que a reunião não seria realizada. A reunião estava agendada para o dia 14 de novembro. Diante o momento em que estamos vivendo, o cuidado com a vida vem em primeiro lugar. Ponderou-se que era véspera das eleições municipais e que o isolamento social deveria ser mantido. A reunião do dia 14 de novembro de 2020 foi transferida para 7 de fevereiro de 2021. Para o próximo ano ainda não há nenhuma atividade regional programada. As Comunidades Eclesiais de Base planejam visitar, na medida do possível, as dioceses que tiveram nomeação de novos bispos, a fim de apresentar a Comissão Regional das CEB’s e construir um diálogo fraterno.