Nos dias 21 a 23 de abril, a Pastoral da Sobriedade realizou Assembleia Nacional, no Instituto Boaventura, em Brasília. O evento, que de costume é sediado em Curitiba (PR), aconteceu pela primeira vez no Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal). Os trabalhos realizados durante os três dias tiveram a condução da coordenação nacional: Ana Godoy (coordenadora) e do padre João Ceconello (coordenador de formação). O arcebispo de Olinda e Recife (PE) e bispo referencial para a Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste 2 da CNBB, Dom Antônio Tourinho, desenvolveu o tema central.
A assembleia contou com a presença de 70 coordenadores e assessores eclesiásticos de todo o Brasil. Entre outros assuntos, foi tratado sobre a revisão e realização de alterações significativas no Regimento Interno da Pastoral da Sobriedade, com o objetivo de aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos em todo o país.
Dom Tourinho, em sua fala, abordou o tema, “O que tem a ver a Pastoral da Sobriedade com o Ano Mariano”. Segundo o arcebispo, “este é um ano para celebrar, comemorar, louvar a Deus e reaprender com Maria a seguir Jesus”. Ele salientou ainda que a Pastoral da Sobriedade é por excelência missionária, está inserida no contexto da Igreja do Brasil e caminha em conjunto assumindo os seus projetos. O arcebispo destacou também a importância de Maria como modelo para a pastoral. “Maria cuida com amor materno dos irmãos de seu filho. Isto é mais um motivo para que a Pastoral da Sobriedade creia e confesse que o papel preponderante de Maria na Igreja é o de mãe e como mãe, acolhe e não rejeita um filho que necessita de atenção”, ressaltou.
Nos momentos de trabalhos desenvolvidos pelos participantes, durante a assembleia, foi pedido para todas as coordenações regionais que fizessem um mapeamento dos grupos de autoajuda nas suas dioceses e acompanhassem de perto o cadastramento e o envio dos relatórios. A intenção é que os dados fornecidos à coordenação nacional sejam mais precisos. Por fim, foram apresentados alguns trabalhos realizados 2016 pelos regionais até a presente data, bem como o relatório do Fórum de Prevenção, que aconteceu em novembro do ano passado, em Brasília.
Campanha da Fraternidade
Em 2018, a Campanha da Fraternidade terá como tema, “Fraternidade e superação da violência”. A coordenadora nacional da Pastoral da Sobriedade, Ana Godoy, já foi convidada a falar sobre a atuação da pastoral, durante a 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Na ocasião, ela apresentará um relatório dos trabalhos desenvolvidos nos últimos 19 anos, além de enfatizar a importância da pastoral na Igreja.