Arquidiocese realiza 13ª Romaria a Trindade

 

No quilômetro zero da Rodovia dos Romeiros, próximo ao local onde foi aberta a Porta Santa da Misericórdia, milhares de peregrinos se reuniram e, após a bênção do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, partiram em romaria rumo à Casa do Divino Pai Eterno, no dia 25 de junho. Esta foi a 13ª edição do evento. A peregrinação aconteceu ao longo de todo o dia, das 6h às 0h contando com a participação de grupos, pastorais e movimentos de diversas paróquias e comunidades. No período, padres se revezaram no ofício de abençoar os romeiros que passaram pela Porta Santa.

Dom Washington, como faz tradicionalmente, caminhou com o Povo de Deus. Ele saiu às 16h, passou pela Porta Santa até os 9,5 km da rodovia, onde fica a barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “É um momento de penitência muito importante, de modo especial neste Ano Santo da Misericórdia, em que todos precisamos nos colocar em caminhada até a meta que é Deus”, disse após percorrer o trajeto.

Entre os milhares de romeiros, que faziam o percurso após as 16h, conversamos com as adolescentes Marcela Prado e Geovana Gomes, de Anápolis (GO). “Comecei a vir com 7 anos de idade e desde então não falto porque tenho muita fé no Divino Pai Eterno”, disse Geovana. A amiga Marcela veio pela primeira vez este ano. “Pretendo continuar porque é uma experiência muito gratificante fazer um pouco de sacrifício pelo muito que Deus nos dá todos os dias”, declarou. Gil de Freitas, de Xinguara (PA), veio agradecer pela vida do filho que, com 45 dias de nascido se encontrava gravemente doente, mas foi curado. “Hoje ele está com seis anos graças ao Divino Pai Eterno. Enquanto eu tiver vida virei a Trindade agradecer”, testemunha.

No Santuário Basílica, às 20h, o arcebispo rezou com milhares de romeiros a novena da segunda noite de festa. “Viver segundo o projeto de Jesus leva ao martírio, que é o preço a pagar pela fidelidade a Deus. Quem se propõe a segui-lo deve estar pronto também para cumprir a bem-aventurança dos perseguidos”, destacou na novena. E pediu que os romeiros testemunhem a fé pelas obras de misericórdia. “Invoquemos a misericórdia do Senhor sobre nós para que a Igreja se descubra sempre mais como comunidade de pecadores capaz de acolher a todos, especialmente os menos amados, refletindo assim o rosto misericordioso do Pai que é Jesus”.

Fonte: Arquidiocese de Goiânia

VEJA TODAS AS FOTOS