Tempo de graça na Arquidiocese de Goiânia pelos 60 anos de sua criação

Desde 14 de novembro do ano passado, até 17 de junho de 2017, a Arquidiocese de Goiânia vive o Tempo Jubilar pelos 60 anos de criação, que se deu em 26 de março de 1956, pelo papa Pio XII, por meio da Bula Pontifícia Sanctíssima Christi Voluntas, e instalada em 16 de junho de 1957, quando então tomou posse seu primeiro arcebispo, Dom Fernando Gomes dos Santos.

Considerando a rica caminhada de fé desta jovem Igreja particular, o Santo Padre Francisco concedeu um Tempo Jubilar de celebrações especiais a fim de oferecer amplas oportunidades de acesso aos Sacramentos com a devida preparação. Com o decreto nº 946/16/1, de 14 de outubro de 2016, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, por mandato do papa, comunicou o Tempo Jubilar Arquidiocesano. Conforme o decreto, receberão a Indulgência Plenária nesse período os fiéis que, com ânimo desapegado de qualquer pecado, cumprirem as seguintes condições: Confissão Sacramental, Comunhão eucarística e Orações pelo papa.

A Arquidiocese prescreve também como condição para lucrar Indulgências Plenárias:

1. Visitar como peregrinos a Igreja Catedral de Goiânia ou a Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade;

2. Participar ali dos sacros ritos ou pelo menos rezar a Deus por um tempo razoável em favor da fidelidade do Brasil à vocação cristã, pelas vocações sacerdotais e religiosas e pela defesa da família;

3. Concluir com o Pai-Nosso, a Profissão de Fé e invocações a Virgem Santíssima Mãe de Deus. A obtenção dessa Indulgência Plenária é aplicável como sufrágio também pelas almas do purgatório, a ser lucrada pelos fiéis sinceramente arrependidos.

 

 

Bênção Papal

Por ocasião do encerramento do Tempo Jubilar, às 18h do dia 17 de junho de 2017, data em que a Arquidiocese celebrará os 60 anos de instalação, Dom Washington Cruz irá presidir uma missa campal na Praça Cívica em que dará a Bênção Papal com Indulgência Plenária para todos os fiéis que participarem da celebração.