Arquidiocese de Goiânia realizou 3º Encontro de Corais

Na noite do dia 18 de novembro, aconteceu o 3º Encontro Arquidiocesano de Corais, que teve por tema: “Cantando a solidariedade e o amor fraterno.” O encontro promovido pelo vicariato para a Evangelização, por meio do setor liturgia, em parceria com o vicariato para a Cultura e Educação, contou com a apresentação de onze corais de vários lugares da Arquidiocese de Goiânia.

O evento foi um importante momento de celebração e confraternização para agentes de pastoral e ministros do canto e da música da arquidiocese, com ênfase para a participação e apresentação de coros mistos que executaram peças do repertório sacro católico, litúrgico ou não.

Em sua 1° edição, em 2018, o encontro contou com a participação de 14 corais no Auditório Mãe da lgreja, na Cidade da Comunhão. Em 2019, participaram da 2ª edição 12 coros, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, tendo como tema: “Maria na história da salvação”. Desde 2020, porém, a realização da 3ª edição permaneceu em suspenso, por conta dos efeitos da pandemia do coronavírus, um projeto retomado apenas agora em 2023.

Segundo a organização do evento, o dia 18 de novembro foi escolhido por dois motivos. Primeiramente, dada a proximidade com a memória litúrgica de Santa Cecília, padroeira da música e, consequentemente, dos músicos, comemorada em 22 de novembro. Em segundo lugar, devido à data da celebração do Dia do Pobre, estabelecido desde 2017 pelo Papa Francisco para o 33° Domingo do Tempo Comum.

A apresentação contou com a participação do Coral litúrgico Filhos de Maria, da Legião de Maria, Goiânia ; Coral São João Evangelista, da Paróquia São João Evangelista ; Coro infantojuvenil São José, do Externato São José; Schola Cantorum São João Maria Vianney, do Seminário Maior São João Maria Vianney; Coral Santa Genoveva, da Paróquia Santa Genoveva; Coro Paroquial São Sebastião, da Paróquia São Sebastião, em Guapó; Coral Agnus Deis , da Basílica Sagrada Família; Coro Santíssima Trindade, do Santuário-Basílica do Divino Pai eterno; Coral Interparoquial Nossa Senhora da Visitação, Coro vozes de Cristo Rei, da Paróquia Cristo Rei do Parque Atheneu; e o Coral Arquidiocesano Santa Cecília;

Como gesto concreto, todas os presentes no encontro foram convidadas a doar alimentos, que foram entregues à Comunidade Terapêutica Maria de Nazaré, em Aparecida de Goiânia, que ajuda no tratamento de dependentes químicos. Ao final do evento todos os corais, unidos em uma só voz, cantaram o hino à Santa Cecília, padroeira da música.

Fotos: Rudger Remígio / Secom

Fonte: Setor Liturgia Arquidiocesano