Sob um clima de muita fraternidade e comunhão, aconteceu no último dia 17 de março, a 42ª edição do tradicional Curso de Canto Litúrgico da Arquidiocese de Goiânia.
Contando com a participação de aproximadamente 600 pessoas das diferentes regiões de nossa arquidiocese, as atividades do curso se iniciaram na docilidade da oração que, confiante, repetia: “Vem, Senhor, e abençoa-nos! Dá-nos tua paz, Senhor! Tua mão esteja sobre nós, toca-nos com teu amor!” Esse era o canto que, a uma só voz, repercutia no interior daquele auditório. Benção que veio e permaneceu com aqueles que, consagrando-lhe seu ministério musical, professam seu amor ao Senhor.
Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos o ensino dos cantos que irão compor o repertório litúrgico do folheto Comunhão e Participação nos próximos anos, dando vida e dinâmica às nossas celebrações. Destacamos, ainda, o trabalho realizado sobre a “Missa Sertaneja”, de modo a evidenciar a unidade entre a cultura e a fé e demonstrar que “celebrar a nossa vida, na Vida de Cristo” significa considerar todos os aspectos que a constituem, dentre os quais a cultura ocupa um lugar privilegiado. Com zelo e critério, cantos já conhecidos podem ser executados com roupagem sertaneja, expressando a sensibilidade de um povo e de sua cultura local.
Além disso, ao longo do curso, houve momentos de reflexão sobre o cotidiano dos cantores, instrumentistas, regentes e animadores litúrgicos, as dificuldades e desafios de sua prática pastoral.
Numa avaliação, consideramos o encontro como uma oportunidade ímpar para a pastoral arquidiocesana, congregando as diferentes comunidades ao redor de um mesmo tema: o ministério da música na liturgia. Longe de se limitar ao aspecto formativo, o Curso de Canto firma-se como o momento oportuno para celebrarmos os mais de vinte anos da Pastoral do Canto Litúrgico em nossa arquidiocese, seus avanços, suas conquistas, numa palavra, sua história. Que os louvores ao Criador se eternizem no nosso canto e, como a esposa canta jubilosa na espera de seu esposo, nossa boca proclame o que inunda o nosso coração!
42º Curso – Vídeo (alguns momentos)