Arquidiocese de Goiânia e PUC Goiás lançam 2ª Jornada da Cidadania

A Arquidiocese de Goiânia e a PUC Goiás lançaram, nesta terça-feira, 16 de junho, no auditório da Cúria Arquidiocesana, a 2ª edição da Jornada da Cidadania, que será realizada de 20 a 23 de agosto. A Jornada reúne, em um único evento, no Câmpus II da universidade, a Semana de Cultura e Cidadania, a Feira da Solidariedade, a Semana do Folclore e os Jogos Universitários. O evento de lançamento foi aberto com uma apresentação do coral “Cores e Vozes”, com regência de Elene Motta Tipple.

A ação visa aproximar os vínculos das entidades com a comunidade e atender demandas sociais dos moradores de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. De acordo com o reitor da PUC, professor Wolmir Amado, o nome Jornada foi escolhido por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 2013. E o nome “Cidadania”, por incorporar valores que unem o propósito do evento: o compromisso educativo, a solidariedade e a ação evangelizadora.

O diretor da Feira da Solidariedade 2015, padre Carlos Gomes, afirmou que o evento quer ser uma expressão concreta da Igreja, especialmente da Arquidiocese de Goiânia, de voz e vez para aqueles que não as tem. “Sempre tivemos uma preocupação com a dimensão social, de modo que tanto a Igreja quanto a universidade têm que assumir a responsabilidade de ser expressão do amor de Jesus Cristo para com todos, sendo solidários nas ações cotidianas”. Destacou ainda que este ano o lançamento ocorreu em uma data simbólica: os 58 anos de instalação da Arquidiocese de Goiânia.

O bispo auxiliar, dom Levi Bonatto, apontou a importância desse evento para a formação de bons católicos e cidadãos. “Muitas pessoas são levadas à jornada e tem a possibilidade de participar das missas, adorar ao Santíssimo Sacramento e até confessar. Com relação à cidadania, a universidade é um campo onde o cidadão se constrói e, a partir de ações como essa – muitos são levados a se desenvolver pessoal e espiritualmente”.

Participaram do lançamento da Jornada da Cidadania autoridades do Estado de Goiás e do município de Goiânia; representantes de diversos departamentos da PUC; representantes do clero; religiosos e religiosas e demais convidados.