A Arquidiocese de Brasília realizou no dia 15, o Natal do Povo de Rua. A iniciativa é da Pastoral do Povo de Rua juntamente com a Casa de acolhida Santo André. Cerca de 400 pessoas em situação de rua estiveram pela manhã na Catedral.
A programação teve início com o café da manhã oferecido a todos em frente à Catedral de Brasília. Logo depois, às 10h, foi realizada a Celebração Eucarística presidida pelo cardeal Dom Sergio da Rocha.
Em sua homilia, o arcebispo falou da importância da celebração do Natal e ressaltou a presença de Jesus nas nossas vidas constantemente. “Jesus caminha conosco. Ele nos acompanha quando mais precisamos (…). Quantos irmãos e irmãs sofrem com a violência, sofrem com a falta de acolhida e amor. Jesus também nasceu deste modo, primeiramente para mostrar que Deus ama quem está nesta situação. Ele se fez pequeno, Ele se fez pobre, Ele se fez morador de rua para mostrar que Deus tem um amor muito grande por cada um de nós, mas que Ele ama de modo especial quem mais sofre.”
Dom Sergio destacou também o papel do cristão diante do sofrimento dos irmãos. “Porém Jesus vem para nos ensinar a sermos uma verdadeira família. Uma casa que acolhe a todos, uma família que de braços abertos acolhe quem mais sofre. E a Igreja tem sido esta casa que não é só de alguns é de todos.”. Sobre as responsabilidades, o cardeal enfatizou o papel do governo e dos órgãos públicos na questão da ajuda aos mais necessitados.
Ao final da Celebração houve a entrada da imagem do Menino Jesus e também de uma criança de apenas 20 dias, cuja mãe é atendida pela Casa Santo André. Tanto a imagem quanto a criança foram acolhidas por dom Sergio. O cardeal levou a imagem do Menino Jesus até a manjedoura do presépio da Catedral, como gesto de renascimento para todos os presentes.
Após a celebração os irmãos de rua foram encaminhados para a Sede do Movimento Eureka, localizada na 906 Norte, onde foi servido o almoço e os convidados participaram de diversas atividades, como apresentações cristãs, artísticas e culturais, prática de esportes, lazer e recreação.
Este foi o 4º ano do evento em Brasília.
Veja fotos
Fonte: Arquidiocese de Brasília