Arquidiocese de Brasília inaugura casa de acolhida para gestantes em situação de vulnerabilidade


O Centro de Ajuda à Mulher Casa Berçário Nossa Senhora de Guadalupe, localizado na Cidade Estrutural, foi inaugurado no dia 16 de junho. O arcebispo de Brasília, Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, abençoou o espaço e afirmou que será um lugar seguro de acolhida às gestantes que estão em situação de vulnerabilidade.

A inauguração da Casa Berçário é resultado de um amplo trabalho desenvolvido, desde 2004, pela Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus e a Associação Benéfica Cristã Promotora do Desenvolvimento Integral (ABC Prodein). O novo espaço de promoção à vida vai oferecer conforto e os cuidados necessários para as gestantes que não têm nenhum apoio familiar, em casos de extrema vulnerabilidade.

“Estamos inaugurando esta casa que acolherá tantas mães, tantas crianças e dignificará a gestação. Essa casa é providente, um sinal do amor misericordioso de Deus que, através da dedicação do padre Miguel e das Irmãs, quer encontrar tantas mulheres. Este vai ser um grande centro de salvação e promoção da vida humana”, declarou o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.


Sendo um lar temporário, com capacidade para acolher 14 grávidas, o espaço vai garantir que as mulheres e os bebês tenham acesso ao atendimento médico pré-natal especializado, atendimento social e psicológico, além dos itens necessários de higiene pessoal, alimentação e o enxoval. O abrigo será um porto seguro, onde as mães e os bebês, poderão morar até que as crianças completem um ano de nascidas. Durante este período, as gestantes terão um quarto individual com banheiro, e será oferecido todo apoio para que tenham subsídios para terminarem a formação escolar e serem encaminhadas a cursos de formação profissional.

Leia mais deste conteúdo no site da Arquidiocese de Brasília. Clique aqui.