Arquidiocese de Brasília promoveu na manhã de domingo (3) Missa Festiva em memória a primeira Celebração Eucarística realizada na Capital Federal.
A Missa foi presidida por monsenhor Piergiorgio Bertoldi – recentemente nomeado pelo papa Francisco, Núncio Apostólico de Burkina Faso-Niger na África – e concelebrada pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), dom Sergio da Rocha.
Também estiveram presentes: o Núncio Apostólico, dom Giovanii d’ Aniello; o bispo Militar, dom Fernando José Monteiro Guimarães; o bispo emérito de Floriano (PI), dom Augusto Alves, e os bispos auxiliares da Capital: dom Leonardo Ulrich Steiner, dom Valdir Mamede, dom José Aparecido Gonçalves e dom Marcony Vinícius Ferreira.
Na acolhida, o arcebispo dom Sérgio, expressou o seu contentamento por aquela celebração. “Esse é um dia muito especial, dia de alegria e louvor a Deus porque hoje nós estamos celebrando mais um aniversário da primeira missa celebrada em Brasília. Nosso louvor a Deus por esse acontecimento que marcou Brasília, porque naquela ocasião foi plantada a Cruz de Cristo, celebrada a Eucaristia e acolhida a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Mãe e Padroeira”.
Para dom Sergio, celebrar por todos esses anos a memória da Primeira Celebração é lembrar de um sentimento valioso e que dá base para a comunidade cristã brasiliense, que é a fé, e, que segundo o arcebispo, deve ser renovada e firmada a cada dia.
“Aquela fé que foi testemunhada lá no início, ela continua a ser vivida e a ser celebrada ao longo desses anos todos, pela graça de Deus. Aquele momento foi e é marcante para a história de nossa Igreja no DF. E a cerimônia de hoje, de modo especial, é motivo de ação de graças e de renovado compromisso de viver a fé, de construir a nossa cidade sob o alicerce que é Cristo, e a Palavra Dele”, disse o arcebispo.
Já para Monsenhor Piergiorgio, relembrar a primeira Missa é celebrar o amor, que segundo ele, foi a semente lançada na época, pelo cardeal dom Carlos Camelo de Vasconcelos Motta, arcebispo de São Paulo; e que também é o meio mais rápido e eficaz de se construir uma sociedade melhor e um mundo de paz.
“Comemorar essa Primeira Missa de Brasília é importante porque a semente que foi lançada naquela primeira missa por dom Motta, na época arcebispo de São Paulo, é justamente a semente do amor. Ele acreditava que nós, moradores desta cidade, podíamos – e eu digo que podemos – construir uma cidade como Deus queria e ainda quer. Uma cidade na qual o amor prevalece, em que o amor conduza as relações. Lembrar essa primeira missa é o agradecimento cotidiano pelos irmãos que cruzam a nossa estrada, é viver a experiência de amar uns aos outros. (…) É reconhecer os milagres que aqui já acontecem, e que são produzidos justamente por essa primeira missa e por todas as outras Eucaristias aqui celebradas. É o milagre de transformar esse local em uma cidade acolhedora e aberta, que olha com carinho para os pequenos e necessitados. Claro que há muito caminho para a perfeição. Insisto nisso porque nós somos testemunhos que o centro dessa cidade é justamente o Corpo e o Sangue e Cristo, por essa razão somos capaz de amar como Jesus”, finalizou.
Ação de Graça pela Nomeação
Durante a celebração também foi comemorada a nomeação de Monsenhor Piergiorgio Bertoldi para Núncio Apostólico de Burkina Faso – Niger, na África, feita recentemente pelo papa Francisco.
“Monsenhor Piergiorgio tem servido a Nunciatura Apostólica do Brasil há vários anos com dedicação exemplar e com reconhecida competência. (…) Agradecemos muito ao Monsenhor Piergiorgio por seu testemunho de comunhão com o Santo Padre, o papa Francisco; o amor e o serviço à Igreja do Brasil e a disponibilidade de atender e escutar os bispos, e o seu jeito simples de ser. A Arquidiocese de Brasília bendiz a Deus por essa nomeação. E ao monsenhor Piergiorgio, a nossa mais sincera gratidão!”, disse o arcebispo dom Sergio da Rocha.
Monsenhor Bertoldi foi ordenado sacerdote em Milão, na Itália. Em 1995, entrou para o serviço diplomático da Santa Sé, com formação acadêmica em Direito Canônico. Após a preparação na Academia Eclesiástica, prestou assistência nas Representações Pontifícias na Uganda, República do Congo, Colômbia, Romênia e Brasil.
Representou várias vezes os Núncios Apostólicos no Brasil – o Cardeal dom Lorenzo Baldisseri e o atual dom Geovanni D’Aniello – em cerimônias oficiais do episcopado brasileiro, como sagrações episcopais e posses canônicas de novos bispos e instalações e aniversários de diocese.
A Ordenação Episcopal de Monsenhor Piergiorio será realizada no dia 02 de Junho, em Milão.
História da Primeira Missa de Brasília
A primeira missa do DF foi celebrada em 1957 e presidida pelo então arcebispo de São Paulo, cardeal dom Carlos Camelo de Vasconcelos Motta. A cerimônia ocorreu na Praça do Cruzeiro, marcando o início da construção de Brasília. Foi também nesta primeira Missa que a Capital Federal recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida que se encontra hoje na Catedral. A Cruz de madeira usada na Celebração também está exposta na Catedral.
Foi a partir de 2008, que a Arquidiocese de Brasília passou a relembrar este ato com Santa Missa na Praça do Cruzeiro, ponto mais alto do Planalto Central. Mas em 2014, a realização desta solenidade foi transferida para a Catedral Metropolitana de Brasília.