No dia 28 de agosto foi realizada em Trindade (GO) a 13ª Romaria dos Catequistas do Regional Centro-Oeste da CNBB (estado de Goiás e Distrito Federal) ao Santuário do Divino Pai Eterno. O evento teve como tema “A Catequese tem a missão de acolher, acompanhar e integrar na comunidade” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).
Como acontece tradicionalmente, a romaria teve concentração às 6h30 no Portal da Fé e a caminhada começou às 8h. O presidente do regional e bispo referencial da Pastoral Catequética, Dom Waldemar Passini, presidiu a Santa Missa no santuário, às 10h. Em sua homilia, ao saudar os catequistas das dioceses do regional e a coordenação regional de catequese, Dom Waldemar lembrou que no mês de agosto a Igreja celebra as várias vocações específicas, inclusive os leigos e aqueles que vivem os ministérios, como é o caso dos catequistas. Ele também fez comentários sobre a missão do catequista. “Vocês têm a missão de testemunhar o evangelho de Cristo acolhendo os irmãos com carinho, com sorriso, com o abraço. O catequista é conhecido como aquele que muito fala, mas ele deve ser aquele que deve ouvir também muitas histórias de vida para saber como falar com os irmãos e irmãs”.
Anamar Arrais, coordenadora regional da Pastoral Bíblico-Catequética, disse que a Romaria é uma grande celebração da missão e vocação de cada catequista do regional. “Celebramos neste evento a vida doada de cada catequista, que entrega seu amor, seu tempo e se dedica ao serviço da palavra de Deus com gratuidade”, afirmou.
Paula Regina, da coordenação da Catequese na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Iporá (GO) – Diocese de São Luís de Montes Belos, participou pela primeira vez da romaria regional. Para ela, a iniciativa dá ânimo aos catequistas. “Todos os dias enfrentamos desafios e obstáculos na missão de sermos catequistas e esta romaria é uma injeção de ânimo para os nossos dias, por isso, eu agradeço e peço que sejam realizadas mais caminhadas, mais romarias e mais eventos que fortaleçam os nossos catequistas e reacendam neles a chama para evangelizar cada dia mais”.
Valdenice Borges Peres, da catequese da Catedral Sant’Ana, na Diocese de Goiás, destacou a romaria como um dia de reflexão, de intimidade com Deus e de fraternidade entre irmãos. “Hoje, a nossa capital da fé Trindade, amanheceu com o dia iluminado pelo sol da natureza e pela luz do Espírito Santo. Foi uma romaria direcionada pela luz do evangelho e nesse caminhar nós refletimos a palavra de Deus com cantos, com muita alegria, com muita animação. Espero que essa caminhada catequética continue nos iluminando, nos abrindo caminhos para que verdadeiramente a sua missão da introdução da vida cristã seja vivida pelos nossos catequisandos com muita fé, com muita esperança e que eles sejam testemunhas do evangelho de Jesus Cristo”.
Participou também da romaria, neste ano, o padre Ivan Néia, pároco da paróquia São Francisco Xavier, em Itambaracá (PR) – Diocese de Jacarezinho. Ele elogiou a iniciativa e disse que leva para o Paraná essa alegre iniciativa que reconhece a importante missão dos catequistas. “Fiquei muito feliz em participar desta festa desde o início com a caminhada, com a espiritualidade, achei muito bonito e trago isso para a minha diocese também. Vou apresentar esse trabalho para que eles possam ter essa motivação a nível diocesano. Trago para o Paraná essa experiência importante porque assim nós conseguimos valorizar o trabalho dos catequistas, dos leigos a fim de que eles possam ter esse ânimo para evangelizar, e serem discípulos de Jesus”.