Uma missa no Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia, na noite do dia 19 de março, Solenidade de São José, deu início ao Ano da Família Amoris Laetitia, convocado pelo papa Francisco. A celebração foi presidida pelo reitor do Santuário, padre Rodrigo de Castro, que também é o coordenador do Setor Vida e Família da Arquidiocese. A celebração foi transmitida pelas redes sociais do Santuário e compartilhada pelas redes do Regional.
Em sua homilia, padre Rodrigo disse que este é um tempo de alegria e amor na família para aqueles que colocam na família a sua esperança. “A família, o casamento, os filhos, são os alvos de maior ataque do mal nos tempos de hoje? Temos a resposta e ela vem do céu e se chama José. O príncipe da Igreja, o Patrono universal”, afirmou. O sacerdote também lembrou as angústias que todos nós vivemos neste tempo de pandemia e destacou que neste dia histórico da abertura do Ano Amoris Laetitia, a sétima dor foi a sétima alegria de José. “Em meio à dor e angústia da família sagrada de Nazaré, veio a resposta do céu. Maria e José levaram o menino Jesus para casa. Um ditado antigo na nossa Igreja: qual é a causa da nossa alegria? A Imaculada Conceição da Virgem Maria”. E nesta noite, conforme o padre, a causa da alegria da Igreja é São José. Ele também afirmou que a causa da nossa alegria está na família que tem as respostas que o mundo precisa: amor e alegria.
Ao fim da celebração, o casal coordenador da Pastoral Familiar na Arquidiocese de Goiânia, Antônio Roberto Gomes e Francisca Aparecida de Barcelos Gomes, agradeceram a Deus pelo início deste ano de graça. “Agradecemos a Deus por este Ano da Família. Agradecemos também ao nosso assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Goiânia, padre Rodrigo, que conduziu com tão iluminada homilia, mostrando para todos nós que temos que continuar evangelizando as famílias, pois temos três degraus para alcançarmos o céu: Jesus, Maria e José”. Ele também fez agradecimentos a todos que colaboraram para que a celebração de abertura acontecesse, inclusive ao casal representante do Regional Centro-Oeste, Salete e Jaime.
Ano da Família Amoris Laetitia
O Ano de graça convocado pelo papa Francisco acontece justamente no aniversário de cinco anos da publicação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia. O documento trata da beleza e alegria do amor familiar. A ano proposto começou no dia 19 de março e será concluído em 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, que deverá acontecer em Roma, com a participação do Santo Padre.
O objetivo do Ano da Família Amoris Laetitia é que ele potencialize a Igreja doméstica que já vem sendo nutrida desde o início da pandemia. Com o ano de graça, haverá iniciativas espirituais, pastorais e culturais planejadas e o papa pretende dirigir-se a todas as comunidades eclesiais do mundo com o intuito de exortar cada pessoa a ser testemunha do amor familiar.
De acordo com o site Vatican News, serão divulgados nas paróquias, dioceses, universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares, instrumentos de espiritualidade familiar, de formação e ação pastoral sobre a preparação para o matrimônio, a educação ao afeto dos jovens, sobre a santidade dos cônjuges e das famílias que vivem a graça do sacramento na vida cotidiana. Além disso, serão organizados simpósios acadêmicos internacionais para aprofundar os conteúdos e as implicações da exortação apostólica em relação aos temas de grande atualidade que interessarão as famílias em todo o mundo.
O Dicastério para os Leigos, Família e Vida preparou um folheto informativo para ser compartilhado com as dioceses, as paróquias e as famílias. Baixe o arquivo aqui www.amorislaetitia.va
Foi criado também um site em cinco idiomas, inclusive o português, cujo objetivo é difundir a mensagem cristã sobre a família à luz dos desafios do nosso tempo, bem como aprofundar a exortação apostólica e o magistério do papa Francisco. O site é rico em gráficos e conteúdos, é de fácil consulta e será atualizado com as propostas e iniciativas realizadas gradativamente ao longo do ano. Acesse em www.laityfamilylife.va
Ano da Família no Brasil
Ao longo desse Ano serão aprofundadas discussões sobre a exortação apostólica e como colocá-las em prática nas paróquias e dioceses, além de interagir com as comissões de Educação, Catequese, Juventude, Laicato e Missionária da CNBB, e as pastorais da Pessoa Idosa e da Criança em vista de um trabalho sinodal. Para maio, está prevista a realização de um seminário sobre os 40 anos da exortação apostólica Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia – questões pastorais, eclesiológicas e morais.