A Vida Consagrada Contemplativa

O ano da Vida Consagrada é também para que todo o povo de Deus reze ao Senhor pela Vida Contemplativa, uma vocação tão especial e necessária, despertando o interesse pelas vocações à vida consagrada contemplativa. “Só Deus basta”. Este verso do conhecido poema teresiano é como uma composição sapiencial, ao estilo dos salmos. É o resumo essencial das pessoas contemplativas. Enquanto peregrinamos neste mundo entre luzes e sombras, as pessoas contemplativas nos recordam que também hoje Deus é o único necessário, que há de se buscar primeiro o Reino de Deus, que a vida nova no Espírito prenuncia a consumação dos bens invisíveis e futuros.

Transcrevo uma passagem da carta do Papa Francisco ao Sr. Bispo de Ávila, tendo como motivo a celebração do Ano Jubilar Teresiano (15.x.2014) que se refere ao caminho da oração:. “Quando os tempos são “duros”, “são necessários amigos fortes de Deus” para sustentar os mais frágeis (Vida, 15, 5). Rezar não é um modo de fugir, nem de se colocar dentro de uma bolha, e nem sequer de se isolar, mas de progredir numa amizade que quanto mais cresce, tanto mais põe em contato com o Senhor, “amigo autêntico” e fiel “companheiro” de viagem, com o qual “tudo pode ser suportado”, porque Ele sempre «nos infunde ajuda e coragem, e nunca nos abandona” (Vida, 22, 6). 

Para rezar, “o essencial não é pensar muito, mas amar muito” (Moradas, IV, 1, 7), dirigir o olhar para fitar Aquele olha constantemente para nós com amor e nos suporta com paciência (cf. Caminho, 26, 3-4). Deus pode atrair as almas a Si através de muitas veredas, mas a oração é o “caminho seguro” (Caminho, 21, 5). Deixá-la significa perder-se (cf. Vida, 19, 6). Estes conselhos da santa são de atualidade perene! Por conseguinte, vivei, ao longo do caminho da oração, com determinação e sem parar, até ao fim! Isto é válido de maneira particular para todos os membros da vida consagrada. Numa cultura do provisório, vivei a fidelidade do “sempre, sempre, sempre” (Vida, 1, 4); num mundo sem esperança, mostrai a fecundidade de um “coração apaixonado” (Poesia 5); e numa sociedade com tantos ídolos, sede testemunhas de que “só Deus basta!” (Poesia 9).

Vivamos com alegria neste ano de graça a jornada da vida consagrada pelos/as contemplativos (21/11) e demos graça a Deus pelo dom da vida consagrada contemplativa, que tanto enaltece o Rosto de Cristo, que resplandece em sua Igreja.

Visitem as Casas de Vida Contemplativa em nosso Regional.  Para quem se interessar os endereços são os seguintes:

Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição. Rua Gabriel Alves de Carvalho, nº875 – 75380 – Trindade – GO. E-mail: carmelotrindadegoias@gmail.com

Dom Washington Cruz, CP

 

Arcebispo de Goiânia