A Pastoral Familiar Regional realizou reunião virtual no dia 5 de fevereiro. O encontro teve a participação dos membros da comissão executiva e coordenadores diocesanos da Pastoral Familiar. Irmã Rita Batista, assessora eclesiástica da Pastoral Familiar, também participou.
Durante o encontro foram repassadas orientações colhidas na 47ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar realizada de 7 a 9 de julho de 2023, em Brasília. Naquele evento, Dom Waldemar Passini, bispo de Luziânia e presidente do Regional Centro-Oeste, falou sobre o Documento 100 da CNBB – “Comunidade de comunidades uma nova paróquia”. Ele orientou que a leitura orante deverá ser colocada como rotina comum nos trabalhos pastorais nas paróquias. Para isso, haverá o subsídio Hora da Palavra.
Na reunião também houve orientação sobre o Projeto Raquel, iniciativa ligada ao Serviço à Vida que passará pela fase formativa nos dias 1 a 15 de março. O projeto visa acompanhar as famílias que passaram por uma situação de aborto, seja espontâneo ou provocado, e dar apoio espiritual e psicológico à família. A Irmã Rita sugeriu que uma diocese seja piloto para a implantação do projeto.
Simpósio da Pastoral Familiar
Outro comunicado durante a reunião foi sobre o Simpósio da Pastoral Familiar que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, em Aparecida (SP), com o tema em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024. O Regional Centro-Oeste deve participar do evento.
No próximo dia 24 de fevereiro, acontecerá um retiro da pastoral, em Anápolis, que deverá contar com a participação de membros das dioceses. Por fim, foi falado sobre os preparativos para o Jubileu 2025. Em maio acontecerá o Jubileu das Famílias e dos Idosos e a Pastoral Familiar já se prepara para esse momento.