Projeto Igrejas-irmãs: seminaristas da Diocese de São João da Boa Vista realizaram Semana Missionária em Caldas Novas – Diocese de Ipameri


Um grupo de 35 seminaristas da Diocese de São João da Boa Vista (SP) animados pela Campanha Missionária 2023, que teve como tema “Ide! Da Igreja Local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32), vivenciaram a Semana Missionária de Seminaristas (SEMISE) nos dias 10 a 16 de dezembro de 2023, nas Paróquias Divino Pai Eterno e Nossa Senhora das Dores, em Caldas Novas (GO) – Diocese de Ipameri. As duas dioceses mantêm há 17 anos o projeto Igrejas-irmãs, iniciativa que marca a troca de dons entre as igrejas particulares.

A Diocese de Ipameri começou a se preparar para a vinda dos seminaristas no início de 2023, oferecendo frequentes formações para os leigos, já esboçando a criação do COMIPA (Comissão Missionária Paroquial), entendendo justamente a essencialidade missionária da Igreja, e o quanto os leigos também devem auxiliar no anúncio da palavra e do nome de Cristo, apontando a Igreja como sacramento da salvação.

O objetivo da missão, conforme um dos reitores do seminário, Pe. Flávio, foi ajudar os futuros presbíteros a crescerem na espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo, missionário do Pai, no meio do povo. Logo no início das atividades, no dia 10, o vigário geral da Diocese de Ipameri e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Caldas Novas, padre Ivan Vieira dos Anjos, enfatizou a importância de todos serem testemunhas vivas para o povo de Deus, que anseia pela presença da Igreja.

Todas as manhãs os seminaristas, padres e diáconos permanentes se reuniram com os fiéis das comunidades para rezar as laudes, louvar e invocar o auxílio de Deus para as tarefas do dia. Com a colaboração dos paroquianos, os missionários visitaram as casas e estabelecimentos comerciais e confrontaram as diversas realidades de alegrias, dores e anseios com a mensagem do evangelho. “Ao longo das visitas ouvimos testemunhos emocionantes de todo o povo de Deus, que foi tocado pela Palavra e encontrou um verdadeiro sentido de vida através de nossas palavras de conforto, esperança e ânimo”, destacou o seminarista Marcus Vinícius da Silva. À noite, seminaristas e fiéis se reuniram nas celebrações nas comunidades para louvar e agradecer a Deus pelos trabalhos realizados.

Padre Wiliam, também reitor do Seminário, falou um pouco sobre o trabalho realizado durante os seis dias na Diocese de Ipameri. “Reconhecemos que todos estes momentos reforçaram em nós o sentido de pertencimento à Igreja de Cristo e ao seu povo e nos despertaram para as necessidades desta Igreja-Irmã e outras, que também precisam de sacerdotes. Quanto aos padres-reitores, estes se organizaram para atender as comunidades com a administração dos sacramentos: Eucaristia, Penitência e Unção dos Enfermos”.

Já o Pe. Richard, reitor da etapa teológica do seminário, apontou que a Semana Missionária foi ocasião para inspirar os corações de quem participou, sobretudo os jovens. “Acreditamos que a SEMISE 2023 causou um impacto profundo em todos os fiéis, uma vez que a nossa presença inspirou muitos corações, revitalizando sobretudo a fé e a esperança nos corações feridos. Tivemos consciência que durante a SEMISE o nosso testemunho foi uma ocasião para que os adolescentes e jovens, membros das comunidades, discernissem suas vocações e se sentissem chamados a um compromisso mais profundo com o Senhor da Messe e Pastor do Rebanho”.

Dom José Francisco, bispo diocesano de Ipameri, disse que os missionários deixaram saudades e as marcas da alegria e do vigor missionário por onde passaram. “Eles fizeram arder os corações de nosso povo tão sedento de Deus e da presença da Igreja e ainda fizeram que também se colocassem a caminho, assumindo agora nós, como comunidade paroquial, a urgência da missão”. Dom José Francisco agradeceu ainda aos bispos que têm possibilitado a continuidade do projeto Igrejas-Irmãs entre as duas dioceses. Dom Antônio Emídio Vilar sdb, quando bispo diocesano de São João da Boa Vista e atualmente bispo da Diocese de São José do Rio Preto (SP); Dom José Carlos Brandão Cabral, que acolheu e deu prosseguimento à iniciativa, assim como o Administrador Apostólico da Diocese de São João da Boa Vista, o arcebispo Dom Moacir Silva, da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP).

A Semana Missionária de Seminaristas foi, portanto, conforme o seminarista Marcus Vinícius, “a reafirmação em nós do compromisso do Papa Francisco com uma ‘Igreja em Saída’. Fazemos votos de que as sementes lançadas possam germinar e florescer para maior glória de Deus e santificação dos homens”.