A Diocese de Uruaçu celebrou o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2023, no dia 29 de outubro, na cidade de Uruaçu. O encontro reuniu mais de 1500 jovens de toda a diocese, e foi marcado por momentos de animação, louvor, oração, catequese, adoração ao Santíssimo Sacramento, devocionais dos santos, teatro, testemunhos da JMJ, consagração a Nossa Senhora, concluindo com a Santa Missa presidida por Dom Giovani Carlos (bispo da Diocese de Uruaçu) e envio missionário.
Os jovens se encontraram na Praça da Catedral Sant’Ana para momento inicial e meditação da passagem dos “Discípulos de Emaús” (Lucas 24, 13s), os jovens seguiram em caminhada pelas ruas da cidade rumo ao Seminário São José, demostrando muita animação, louvor e alegria que vem de Deus.
O DNJ 2023 teve como tema “Vocação jovem, identidade e missão”, e como lema “Levantaram e voltaram a Jerusalém” (Lc 24, 33). O reitor do Seminário São José, Padre Roberto César apresentou aos jovens catequese sobre o tema, destacando “a verdadeira vocação a qual foram chamados à Santidade”. “Deus não nos dá metades, Deus nos dá o melhor, Deus tem o melhor para mim e para você”, disse ele em sua catequese. Padre Roberto César indagou aos jovens que “a identidade é aquilo que nos distingue dos outros, portanto, qual a identidade do jovem cristão? E afirmou que “a identidade do jovem cristão precisa ser o imenso amor que temos por Deus, pela Virgem Maria, pelos anjos e santos. E por último, ele exortou sobre a necessidade da missão: “nós como batizados temos o dever de tornar Jesus conhecido e amado pelos quatro cantos do mundo”.
O DNJ 2023 contou com momento devocional em que alguns jovens contaram a história dos santos: Santa Terezinha do Menino Jesus, Beato Carlo Acutis, São José Sánchez Del Rio, São Luís Gonzaga e Chiara Corbella Petrillo. Exemplos claros do amor a Jesus, e doação na sua totalidade ao chamado de Deus.
A Missa de encerramento foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Giovani Carlos, e concelebrada pelos sacerdotes: Pe. Marcos Alan, Pe. Alisson, Pe. Roberto César, Pe. Gilson Santana, Pe. Crésio, Pe. Renner. Em sua homilia, Dom Giovani fez aos jovens três pedidos: Primeiro, saber o dia em que foi batizado (Procure aos familiares ou na sua Paróquia). É o dia mais importante da nossa vida, o dia em que nos tornamos parte da família de Deus, precisamos festejar esse dia. Segundo, procurar um grupo de jovens para participar, está inserido na comunidade paroquial, o importante é não estar só e nem deixar ninguém só, viver em comunidade. Terceiro, entender que eu sou missionário, você é missionário. Ao final de sua homilia, Dom Giovani exortou a todos dizendo: “o grupo de jovens não pode estar fechado, precisa ir ao encontro de quem está só”.
Com o envio missionário dos jovens ali presente encerrou-se o DNJ 2023.