II Encontro Internacional para Reitores de Santuários teve a participação de vários representantes do Regional Centro-Oeste da CNBB


Aconteceu nos dias 9 a 11 de novembro, na Sala Paulo VI, no Vaticano, o II Encontro Internacional para Reitores e Operadores de Santuários, com o tema “Santuário: casa de oração”. O evento, que foi organizado pela Seção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo, do Dicastério para a Evangelização, também aconteceu em preparação para o Ano Santo de 2025.

Ao todo, participaram quase 600 reitores. O Brasil foi representado por 39 brasileiros, entre eles, os reitores dos seguintes santuários presentes no Regional Centro-Oeste: Pe. Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia; Pe. Frederico Ozanan, reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia; Pe. Marcelo José Vieira Júnior, reitor do Santuário Santo Antônio, em Santo Antônio do Descoberto – Diocese de Luziânia; Pe. Marco Aurélio Martins da Silva, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade; Pe. Aldemir Franzin, reitor do Santuário Nossa Senhora d’Abadia de Muquém – Diocese de Uruaçu; Pe. Fábio Pereira Borges, reitor do Santuário Nossa Senhora da Penha, em Guarinos – Diocese de Uruaçu.

Os três dias de encontro teve várias atividades com o objetivo de refletir sobre os diferentes aspectos da oração nos santuários. No primeiro dia, o grupo teve palestras sobre a Oração de Intercessão e sobre o tema “Acolhimento e despedida de peregrinos”. O cardeal Rino Fisichela, prefeito do Dicastério para a Evangelização, esteve durante todo o encontro e o papa fez audiência com o grupo no sábado. Na sexta-feira, o grupo teve uma palestra sobre “A oração do pecador” proferida pelo padre Paul Brendan Murray, OP, professor da Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma. Outra palestra no mesmo dia foi sobre “Como rezar com música e canto” e, à tarde, os reitores tiveram uma palestra sobre “A oração na arte”, com David Lopez Ribes, pintor e vencedor do Prêmio das Academias Pontifícias de 2012. A palestra “Oração popular” foi proferida pelo padre Daniel Cuesta Gómez, SJ, que trabalha na pastoral juvenil e universitária na Galícia, Espanha. Ainda na sexta-feira, foi apresentado ao grupo o projeto “Censo dos Santuários nas Regiões Eclesiásticas da Itália, pela professora Giustina Aceto, docente da Pontifícia Faculdade Teológica Marianum. Em seguida houve um debate dos participantes da conferência com os vários palestrantes.

Audiência com o papa
O cardeal Fisichella falou no sábado sobre o tema “O Santuário rumo ao Jubileu da Esperança”, enquanto uma série de testemunhos de todo o mundo ofereceu uma visão geral da “Oração nos Santuários Internacionais”. O momento chave e conclusivo do encontro foi a audiência com o Santo Padre, o papa Francisco. Padre Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia, destacou alguns pontos da fala do pontífice. “Ele falou que o santuário é lugar de perdão e insistiu na necessidade de perdoar sempre. O Santo Padre pediu ainda para nós reitores não nos preocuparmos somente com a acolhida dos peregrinos, mas também com o cuidado da despedida para que cada pessoa que passar pelo santuário possa fazer uma bela experiência”.