(Da esquerda para a direita: Dom Agamenilton, Ir. Ana Soares, Ir. Aline, Ir. Lucilda e Lya Salviano
A Pastoral Vocacional do Regional Centro-Oeste da CNBB realizou no sábado, dia 30 de setembro, a sua última reunião do ano, que aconteceu na sede do regional, em Goiânia. Participaram do encontro, representantes da comissão regional, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) seção Goiânia e da Charis. O destaque do encontro foi a eleição da nova coordenação regional que ficou assim formada para o próximo quadriênio: (coordenadora) Lya Salviano, da Arquidiocese de Brasília; (vice-coordenadora) Irmã Aline, da Diocese de Anápolis; (secretária) Irmã Lucilda Cantuária, da Arquidiocese de Goiânia; (tesoureira) Irmã Ana Soares, da Arquidiocese de Goiânia.
Além da eleição, o grupo avaliou os últimos quatro anos de caminhada da Pastoral Vocacional no regional. Segundo o Pe. Paulo Henrique, coordenador da PV até a eleição deste sábado, foram avaliados os dois anos de pandemia, o trabalho de aprofundamento do Congresso Vocacional, que ajudou no favorecimento e capacitação das pessoas para acompanhar o discernimento vocacional, e depois houve a avaliação dos dois anos posteriores que teve como prioridade a preparação e a vivência do ano vocacional
Foi avaliado ainda o Ano Vocacional e os participantes puderam contar como foi vivido esse tempo de graça quanto às expectativas criadas e aos trabalhos elaborados. A conclusão é de que o 3º Ano Vocacional do Brasil, no Regional Centro-Oeste, foi um tempo forte de animação das vocações.
Dom Francisco Agamenilton, bispo responsável dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada do Regional Centro-Oeste, apresentou as proposições para o próximo ano e as orientações da CNBB Nacional para o trabalho da Pastoral Vocacional no próximo quadriênio. Esse planejamento está sento elaborado, mas Dom Agamenilton citou alguns pontos que precisam ser desenvolvidos: planejamento estratégico, comunicação, oração, momentos celebrativos e catequese vocacional.