Ampliada das CEBs reflete sobre desafios do mundo urbano e prepara 14º Intereclesial

 

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) realizaram nos dias 29 e 31 de janeiro, a sua Ampliada Nacional, que aconteceu em Londrina (PR) e reuniu 70 participantes de todo o Brasil. Entre os presentes, o arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes; o bispo referencial do Setor CEBs na Comissão para Laicato da CNBB, Dom Giovane Pereira de Melo e o bispo referencial das CEBs no Regional Sul 2 (Paraná), Dom Manoel João Francisco.

Diversos assuntos nortearam os dois dias de ampliada nacional, entre eles o 14º Intereclesial, que acontecerá nos dias 23 a 27 de janeiro do próximo ano, com o tema “CEBs e os desafios no mundo urbano” e lema, “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex. 3, 7). A construção do Texto-Base do evento foi o ponto de partida dos debates. Segundo os organizadores, a partir do método ver, julgar e agir, se pretende elaborar um material de fácil compreensão que possa ajudar as lideranças das comunidades. Oito desafios foram destacados: moradia, mobilidade, violência, sustentabilidade, trabalho, saúde, educação e tecnologias. O objetivo é mostrar os desafios do mundo urbano, à luz da Bíblia e concretizados em experiências que mostram a realidade das CEBs no Brasil.

Foram abordadas também, ao longo do evento, a pesquisa sobre as CEBs no Brasil, o Projeto Memória e Caminhada, a composição da ampliada, a comunicação e o site da organização: www.cebsdobrasil.com.br. As orações, celebrações e troca de experiências também foram momentos importantes do encontro. “Esses momentos nos ajudaram a ver e ouvir os clamores do povo, a partilhar a vida das comunidades londrinenses e trazer para o nosso meio a vida e memória de tantos mártires que deram a vida pelo Reino”, comentou o coordenador das CEBs no Regional Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal), Antônio Pereira (Baiano).

Ainda durante a ampliada, os participantes foram enviados para diferentes comunidades da Arquidiocese de Londrina, atividade que possibilitou conhecer a realidade sócio-eclesial local e animar a caminhada de cada um. “Fomos impactados pela chacina acontecida nos dias da Ampliada em Londrina, sinal da violência que assola o mundo urbano. Também tentamos ser divulgadores entre o povo londrinense do Intereclesial e explicar o que isso pode significar para eles”, disse Baiano. Os participantes da ampliada também se debruçaram sobre a distribuição de vagas para o Encontro Latino-Americano a ser celebrado em setembro, no Paraguai.