2º Fórum das Pastorais Sociais irá discutir Doutrina Social da Igreja e políticas públicas

 

Reunidos na sede do Regional Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal) da CNBB na manhã desta quarta-feira (20) a coordenação das Pastorais Sociais discutiu a estrutura e a pauta de atividades do 2º Fórum que tem como tema “A Doutrina Social da Igreja, políticas públicas e controle social”, e deverá acontecer nos dias 29 e 30 de agosto, em Goiânia.

O coordenador do grupo, Antônio Pereira de Almeida, da Diocese de Ipameri e representante das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no regional, explicou a motivação da escolha do tema. “Entendemos que a Igreja tem que interferir de maneira qualitativa na fermentação dos cristãos para abraçar as causas sociais, se fazendo presente nos conselhos municipais e nas políticas públicas a favor da sociedade”, afirmou.

Antônio destacou também que, “do ponto de vista da formação de consciência crítica do cristão, temos a missão de interferir de maneira direta no processo de inclusão social. É nessa dimensão que precisamos trabalhar à luz da Palavra de Deus”. Para isso, o coordenador disse que há alguns desafios a ser superados. “Precisamos nos fazer presentes de maneira orgânica nas dioceses; o regional conta com várias pastorais como a Pastoral Carcerária, da Terra, da Juventude, da Aids, do Migrante… mas percebemos que elas não têm colegialidade nas dioceses, por isso estamos trabalhando para rearticular essa comunhão necessária”.

De acordo com o bispo de Goiás e referencial das Pastorais Sociais no regional, dom Eugênio Rixen, a atuação social da Igreja é um aspecto fundamental no estado de Goiás e no Distrito Federal. “A dimensão social é um braço importante em nosso regional que se preocupa com a transformação da sociedade; hoje, nos reunimos para preparar próximo fórum que quer convocar os cristãos a se fazerem presentes e atuantes na política, nos conselhos municipais, atendendo à solicitação do papa Francisco de sermos uma Igreja missionária, que vai e aplica os valores evangélicos na realidade social”.

Em tempo

Nos dias 20 a 22 de março aconteceu o 1º Fórum das Pastorais Sociais do Regional Centro-Oeste em Hidrolândia (GO). Na ocasião, o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha, orientou as reflexões sobre a relação Igreja e Sociedade a partir dos documentos do Concílio Vaticano II e os pronunciamentos do papa Francisco pelo direito a terra, à moradia e ao trabalho, além de dar destaque especial à Campanha da Fraternidade deste ano.