A Diocese de Goiás promoveu, no dia 23 de maio, vigília em comunhão com a beatificação de Dom Oscar Romero, bispo e mártir de El Salvador, que aconteceu juntamente com a Vigília de Pentecostes, na Fraternidade da Anunciação, na cidade de Goiás.
Na ocasião, foram lembrados também os vários mártires da região em que a diocese está inserida e do país: Nativo da Natividade, que em outubro próximo fará 30 anos de martírio; Margarida Alves; Dorcelina Folador; padre Josimo; Sebastião Rosa da Paz, entre outros.
Alguns objetos pertencentes aos mártires compuseram o ambiente, verdadeiros sacramentais: o acordeom que Sebastião Rosa da Paz tocou e animou a caminhada e o lenço com o sangue de Nativo, que ele usava no dia de seu martírio.
Uma caminhada para o bosque com a cruz dos mártires, cantos e o círio pascal, levou à segunda parte da vigília, agora ligando o vermelho do sangue derramado ao vermelho símbolo do fogo do Espírito Santo.
Jesus soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo” (Jo 20, 22)
Os mártires da caminhada, de ontem e de hoje, testemunham que o Espírito Santo os fortaleceu e os ungiu. Esses “são os que vêm chegando da grande tribulação. Eles lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,14).
A celebração terminou com um ágape partilhando pão e peixe num alegre clima de comunhão com os cristãos da América Latina.