Com o tema “Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova”, o grupo Promotores da Vida e a Pastoral da Educação, da Arquidiocese de Brasília, promovem neste sábado (30) o 4º Encontro de Educadores pela Vida, evento que tem o objetivo de aprofundar a análise sobre as características fundamentais das escolas e universidades católicas.
O encontro, que é voltado para professores e educadores em geral terá a participação do bispo auxiliar de Brasília, dom José Aparecido. O eixo do evento é o 50º aniversário da Declaração Gravissimum Educationis, sobre a educação cristã, e o 25º aniversário da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, sobre as universidades católicas.
“Desde o ano passado queríamos realizar o encontro de educadores em parceria com a Pastoral da Educação da Arquidiocese. Esse ano, teremos uma experiência nova no nosso encontro que é a oportunidade dos participantes se reunirem em grupos para trocarem ideias sobre os temas trazidos pelos documentos. Assim o encontro também tem como objetivo nos aproximar dos educadores para trocar ideias”, disse Patrícia Bernardo, uma das coordenadoras do evento.
“O encontro é fruto do empenho da Igreja em Brasília para rediscutir o processo educacional, debater os desafios inerentes e circunstanciais da educação e renovar nos participantes o propósito da Igreja no processo de evangelização através da educação”, explica padre André Lima, coordenador da Pastoral da Educação.
Padre André conta que a pastoral está se organizando internamente, tentando constituir núcleos nos quatro vicariatos da arquidiocese para desenvolver melhor a missão a ela confiada. Depois deste trabalho interno, a proposta é criar mecanismos de aproximação entre a Igreja local e as escolas – católicas ou não –, assim como com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).