Na quinta-feira (28) a Comissão dos Diáconos do Regional Centro-Oeste (CRD-CO) visitou a recém-criada Comissão Diocesana dos Diáconos da Diocese de Formosa (GO) com o objetivo de dar o seu parecer sobre o texto-base de formação dos futuros diáconos permanentes daquela diocese.
A Diocese de Formosa tem se empenhado, nos últimos meses, em instalar a Comissão Diocesana do Diaconato Permanente, que, entre outros assuntos, tem também o objetivo de estudar e aprofundar conhecimento sobre esse serviço à Igreja e instalar a Escola Diaconal.
O diaconato permanente é uma realidade vocacional na Igreja, restaurado pelo Concílio Vaticano II que tem tido forte recepção pelas dioceses no Brasil. Segundo o presidente da CRD-CO, diácono Manoel Damasceno, o encontro foi muito proveitoso. “A alegria e disposição do bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, de acatar a sugestão de fundar a escola diaconal diocesana é muito importante, um sinal positivo da Igreja”, avalia.
No encontro, a CRD esclareceu alguns pontos e levou informações sobre o funcionamento de uma escola diaconal. O diácono Damasceno destacou a qualidade e embasamento do texto-base apresentado pela diocese. Após o mês de julho, a comissão diocesana deverá apresentar um esboço de implantação da escola ainda este ano. Com a adesão da Diocese de Formosa, apenas as dioceses de Ipameri e Rubiataba- Mozarlândia ainda não contam com escolas diaconais no Regional Centro-Oeste.
Participaram do encontro, o presidente da CRD-CO, diácono Manoel Damasceno; o vice-presidente, diácono Joaquim Cazé da Silva; o assessor da comissão diocesana, diácono Clóvis Alves Teixeira; o coordenador diocesano da comissão de diáconos, padre Edimar Souza e a secretária, Maíza Naves.