A Diocese de Itumbiara realizou no dia 26 de março, Encontro de Formação Diocesano da Pastoral Familiar. O evento teve a presença de membros da Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste da CNBB e cerca de 70 agentes da pastoral da diocese. A formação aconteceu a pedido do padre Roger Evangelista Rodrigues, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Morrinhos e assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Familiar, com o objetivo de implantar, reimplantar e reanimar os trabalhos da pastoral nas paróquias da diocese.
Durante a formação houve momentos de oração e acolhida por parte da paróquia anfitriã e um colóquio sobre a Visão Geral da Pastoral Familiar, realizada pelo casal Jaime e Salete, do Núcleo de Formação e Espiritualidade. O casal coordenador da pastoral no Regional Centro-Oeste, Roberto e Darciene, falaram sobre A Pastoral Familiar na Prática: acompanhar, discernir e integrar as famílias das comunidades no Pré-Matrimônio, no Pós-Matrimônio e nos Casos Especiais.
O tema sobre A importância da formação dos agentes da Pastoral Familiar, também foi destaque no evento. O casal Jaime e Salete explicou como os agentes podem se preparar através do INAPAF (Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar) com sede em Brasília. Trata-se de uma escola criada para promover a formação geral de agentes para a Pastoral Familiar e para outras Pastorais, o Ensino Religioso e demais campos de evangelização. Promove também a vivência de valores humanos e cristãos em família e em sociedade.
Vocação
O encontro também teve espaço para reflexões sobre a dimensão vocacional. Irmã Aline Maria Braga, secretária da Pastoral Vocacional no Regional Centro-Oeste, falou sobre Vocação e Família. Ela ressaltou que todas as vocações: sacerdotais, religiosas, matrimoniais, leigas, iniciam no lar, na família e que, portanto, neste Ano Vocacional, é de suma importância que a Pastoral Familiar esteja integrada às vocações. O encontro encerrou às 15h30, com a Missa e Bênção de Envio.