12ª Romaria de Nossa Senhora da Salete em Caldas Novas

No dia 27, acontece em Caldas Novas (GO), a 12ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora da Salete. A devoção a Virgem Maria com o título de Salete, vem da França de uma aparição ocorrida no dia 19 de setembro de 1846 a duas crianças.

O evento religioso une em Caldas Novas toda a diocese de Ipameri que compreende mais de 10 cidades, além de caravanas vindas de outras cidades e estados. A grande Romaria Diocesana como de costume acontece sempre no último domingo do mês.

Este ano o tema que conduz a romaria é: “Como Nossa Senhora da Salete, alegrai-vos em servir na sociedade”. Alegria e serviço são palavras chaves para todo cristão que deve buscar ser mais alegre e serviçal em meio à sociedade secularizada. Na oportunidade o Santuário celebra o Ano da Paz, apoiado pela CNBB e o Ano da Vida Consagrada, proposto pelo papa Francisco.

A programação para o dia começa cedo, com a concentração dos Romeiros, na Igreja Matriz no Centro de Caldas Novas às 7h30; em seguida às 8h a caminhada rumo ao Santuário e na chegada à missa festiva. A equipe organizadora está ainda preparando mais de 1.500 almoços e lanches para atender os peregrinos e a conclusão de mais uma parte da obra da Igreja.

Romaria

É uma peregrinação religiosa empreendida por motivos religiosos a um santuário, a um lugar sagrado, onde as pessoas vão pedir graças especiais, cumprir promessas e agradecer a Deus. O nome é uma referência a Roma, sede da Igreja Católica Apostólica Romana, e por esse motivo é usado para classificar especialmente peregrinações católicas.

Em toda a história da Igreja Católica as peregrinações constituíram sempre expressões de grande fervor religioso. As primeiras peregrinações do Cristianismo datam do século IV, e tinham por destino a Terra Santa. Depois começaram a estender-se a locais onde estavam enterrados santos, apóstolos, mártires, ou ainda a locais marcados por aparições da Santíssima Virgem Maria.

Na Bíblia não encontramos a palavra “romaria” e sim a palavra “peregrinação”. A peregrinação é uma atitude bíblica. No Livro do Êxodo, encontramos o povo que caminha (peregrina) rumo À Terra Prometida. Caminhada de esperança, de louvor e de libertação, na presença de Deus (cf. Nm 9, 17-18).

No Livro dos Salmos encontramos os cânticos entoados pelo Povo de Deus, quando peregrinava em direção a Jerusalém. No Novo Testamento, Maria e José peregrinavam a Jerusalém todos os anos, na Festa da Páscoa (cf. Lc 2,41).

As peregrinações são expressões do Povo de Deus que caminha com fé, motivado pelo encontro com o Senhor Deus. A Romaria proporciona aos cristãos momentos de diálogo mais íntimo com o Pai, e oportunidade de rezar pelas necessidades de toda a humanidade.

As pessoas que participam de romarias voltam mais amáveis, mais alegres, mais dispostos a ajudar os irmãos, a se confraternizar com eles, a viver a solidariedade e se comprometer com a evangelização.