O Seminário Maior Diocesano de Anápolis acolheu no dia 7 de setembro, 60 seminaristas do curso de teologia de Goiás e do Distrito Federal. Eles participaram do 2º Encontro de Seminaristas Teólogos do Regional Centro-Oeste da CNBB, organizado pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib). Durante o evento, o bispo referencial para a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada no regional, dom José Aparecido, proferiu conferência sobre o Decreto conciliar “Optatam Totius”, que trata da formação dos sacerdotes. O bispo relacionou as dimensões formativas aos desafios atuais do exercício do ministério sacerdotal.
A celebração eucarística foi presidida pelo bispo de Anápolis, dom João Wilk. Na homilia, ele referindo-se a São Boaventura e destacou o itinerário do coração a Deus, abordando o caminho pelo qual cada seminarista deve percorrer em sua formação, com base nas três vias (purificativa, iluminativa e unitiva). Dom João também abordou as cinco dimensões formativas (humano-afetiva, espiritual, intelectual, comunitária e pastoral). “Precisamos ter um alto nível de identificação com Cristo para podermos responder ao Deus que chama e à comunidade que espera”, enfatizou.
Coordenador regional da Osib, padre Joaquim Gonçalves de Morais, destacou que o encontro teve como objetivo fortalecer os vínculos de comunhão entre os seminaristas. Paulo Henrique Carrijo, seminarista da diocese de São Luís de Montes Belos, destacou que o evento foi uma oportunidade de comunhão. “Nosso coração se alegra com a partilha e com a vontade de sermos uma Igreja cada vez mais unida, com renovado empenho missionário e busca autêntica pela santidade. Temos que nos apoiarmos uns nos outros para seguirmos nos caminhos que Cristo nos propõe. Por isso, esta convivência que tivemos hoje foi muito importante”, salientou.
Além dos seminaristas da diocese de Anápolis e da Comunidade Nova Aliança, também de Anápolis; participaram do encontro seminaristas teólogos das arquidioceses de Brasília e de Goiânia; e das dioceses de Formosa, Goiás, Luziânia, Itumbiara, Ipameri, Rubiataba-Mozarlândia, São Luís dos Montes Belos e Uruaçu. Participou também o bispo coadjutor de Luziânia, dom Waldemar Passini Dalbello.