“Igreja toda ministerial a serviço da sociedade”: este é o tema da décima nona edição da Assembleia do Povo de Deus do Regional Centro-Oeste da CNBB, aberta na noite desta sexta-feira, 11 de setembro. O evento, que acontece na Casa de Convivência Sagrada Família, em Brasília (DF), reúne os arcebispos e bispos das dioceses de Goiás e do Distrito Federal, além dos coordenadores de pastorais, organismos, movimentos e representantes das congregações religiosas e dos seminários maiores.
“Este é um momento muito especial de Deus para nós”, disse o presidente do Regional Centro Oeste, dom Messias dos Reis Silveira, na missa de abertura. Segundo os organizadores, a Assembleia deverá ser um momento de avaliação da caminhada das dioceses à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, além de indicar ações para os próximos anos. “Que as decisões aqui tomadas possam iluminar os planos pastorais de nossas dioceses, pastorais, movimentos e organismos”, destacou dom Messias.
Na sessão de abertura foi apresentado o regimento da Assembleia, e também um vídeo com um panorama das ações realizadas no Regional no período de 2013 a 2015. O bispo auxiliar de Brasília, dom Valdir Mamede, fez uma explicação breve sobre os dois documentos divulgados recentemente pelo Papa Francisco (‘Mitis Iudex Dominus Iesus’ – Senhor Jesus, manso juiz- e ‘Mitis et misericors Iesus’ – Jesus, manso e misericordioso), que tratam de mudanças em relação aos processos de nulidade matrimonial.
A programação da Assembleia do Povo de Deus se estende até o próximo domingo, e inclui a construção do planejamento pastoral do Regional para o período 2016-2019. Para colaborar neste objetivo, o encontro conta com a assessoria do subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB, Mons. Antônio Luís Catelan.