No dia 25 de outubro, a Igreja no Brasil irá celebrar os 30 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ) com o lema “Juventude construindo uma nova sociedade”. A reflexão faz analogia ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade: Igreja e sociedade” e aos documentos do Concílio Vaticano II que ensinam os cristãos a serem ativos, criativos e construtores de uma sociedade mais justa.
O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Leonardo Steiner, escreve na apresentação da cartilha do DNJ que “é jovem aquela, aquele que tem a força, o vigor de Deus. Deus é bondade, misericórdia, cuidado, fonte de todo o bem. É jovem a pessoa que imita Deus na generosidade fontal!”. Portanto, todos são convidados a ser sinal de mudança.
Para celebrar o DNJ, é importante “preparar bem”. Por isso, os encontros de preparação são três e, o aprofundamento dos temas ajudará na celebração do Dia Nacional da Juventude:
1. Construindo uma nova sociedade;
2. Juventude e vida;
3. Juventude e política;
O DNJ propõe ainda um momento “missionário”. Para o mês de outubro, mês missionário, os jovens encontrarão um roteiro para ação missionária descrito na cartilha. O convite é: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45).
A Pastoral Juvenil da CNBB, no Encontro Nacional de Revitalização, em dezembro de 2013, após a JMJ, optou por fazer um caminho de Evangelização da juventude a partir de três eixos: Missão, Capacitação e Estrutura de Acompanhamento. Esses três eixos têm seus desdobramentos nas dioceses do Brasil. Ao mesmo tempo, desenvolve-se o projeto Rumo ao 300 anos de Aparecida, em sintonia com a Igreja no Brasil com o tema: “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”. É nesse rico contexto que a Igreja celebra os 30 anos do Dia Nacional da Juventude.
Arquivos para download