POM apresentam subsídios da Campanha Missionária 2015

Na tarde desta quinta-feira (17) as Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresentaram os subsídios da Campanha Missionária 2015, “Missão é servir”, em coletiva de imprensa. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, destacou que “quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44), versículo escolhido como lema da Campanha. E emendou. “É assim que Jesus vivencia a missão: como servo de Deus que serve de todo o coração. Ele se faz presente para libertar a vida das pessoas, salvar e comunicar essa graça de Deus a todos”, disse o bispo e recordou que a temática está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2015.

Dom Esmeraldo também comentou que “a missão de Cristo é a missão da Igreja. Essa é agora a missão de cada um de nós”, mostrando a necessidade de animar as comunidades cristãs nessa missão. Para ele, deveríamos priorizar os testemunhos e o Mês Missionário que é um tempo especial.

O bispo citou alguns testemunhos da missão que conheceu nas comunidades em Rondônia, na Bahia e no Maranhão. “Os subsídios da Campanha Missionária trazem testemunhos para motivar a missão na vida das pessoas. Precisamos comunicar isso” disse aos jornalistas.

Subsídios

O diretor das POM, padre Camilo Pauletti, explicou como, todos os anos, a Equipe produz e distribui os subsídios da Campanha. Nesse trabalho, colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina). “Normalmente o material fica pronto no mês de junho quando é enviado às 276 dioceses e prelazias do Brasil”, disse padre Camilo e lembrou que todos os itens podem ser baixados do site www.pom.org.br

“Temos a alegria de apresentar esse trabalho, fruto de suor, que com certeza, nas comunidades, nos grupos, escolas, aonde for possível, fará um bem para ajudar os nossos cristãos a se motivarem para o serviço, para a missão”, sublinhou.

Ao apresentar o material, o diretor das POM, falou sobre a finalidade e a quantidade de cada item: o cartaz com o tema e o lema (150 mil exemplares); o livrinho da Novena com a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões (200 mil); o DVD com testemunhos missionários (23 mil); orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro disponível apenas no site e inseridas em alguns folhetos litúrgicos; seis versões de marcadores de página com a Oração da Campanha (8 milhões de exemplares).

Coleta do Dia Mundial das Missões

A Campanha Missionária tem o seu ponto alto no Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo do mês de outubro (este ano, dia 18) quando é feita a Coleta para a qual foram distribuídos 11 milhões de envelopes. “Inúmeros projetos e mais de 3 mil instituições são ajudadas com a Coleta Missionária”, explicou padre Camilo e fez um apelo para que todos os cristãos e comunidades ajudem a realizar esse serviço em favor das missões em todo o mundo.

Segundo o diretor, as ofertas vêm crescendo em torno de 5% ao ano sendo que a de 2014 ultrapassou os 9 milhões de reais. “Os cristãos ficam contentes quando são motivados a colaborar. Isso também é um serviço que ajuda as missões”, arrematou o diretor.

Para dinamizar a Campanha Missionária em todo o Brasil, as POM contam com a ajuda dos Conselhos Missionários paróquias, diocesanos e regionais, além dos grupos ligados às Pontifícias Obras: Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), Famílias Missionárias, entre outros.

Além do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo, e do diretor das POM, padre Camilo Pauletti, participou da Coletiva, a assessora do Setor Missão da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria de Fátima Kapp. Promovida anualmente em outubro, a Campanha visa motivar a participação dos cristãos nos projetos missionários em todo o mundo.