Jornada da Comunicação: a espiritualidade do comunicador

“Comunicar, rezar e viver integram-se formando um todo tanto no estilo e na elaboração da mensagem, quanto na forma de comunicar”. Assim orienta o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil sobre a espiritualidade do comunicador, que foi tema da Jornada da Comunicação 2015, realizada em Goiânia entre os dias 23 e 25 de outubro.

O evento promovido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Centro-Oeste da CNBB reuniu 55 agentes de 7 dioceses. A maior parte da programação foi marcada pelo retiro, orientado pelo bispo referencial e presidente do Regional, dom Messias dos Reis Silveira. “Fugir de vez em quando deste mundo louco é questão de vida, de sobrevivência física e, muito mais ainda, de sobrevivência espiritual. Só no silêncio podemos entrar na intimidade com Deus”, exortou o bispo.

O padre Delton Filho, vice-coordenador da Pascom Regional, também assessorou o retiro, com uma reflexão sobre a base da mensagem que o cristão deve comunicar: o encontro pessoal com Jesus. “Somos placas ou somos guias? Somos peixeiros ou pescadores? A mensagem que anunciamos deve brotar da nossa experiência de vida”, disse o padre. Inspirado em diversas passagens bíblicas, convidou a cada um a recordar a sua experiência pessoal com o Cristo. 

A Jornada da Comunicação 2015 também contou com momentos formativos: na abertura, com a presença do assessor nacional da Comissão de Comunicação da CNBB, Pe. Rafael Vieira, que apresentou as iniciativas da Pascom Brasil. Os participantes também puderam realizar uma breve análise de um filme, e ainda participaram de uma oficina de texto, com o jornalista, ator e professor João Pedro Roriz.