A Santa Missa na Catedral de Brasília, no dia 24 de janeiro deu início às atividades da Pastoral da Sobriedade em 2021. Presidida pelo arcebispo Dom Paulo Cezar da Costa, a tradicional celebração tem o objetivo de fortalecer e motivar os agentes da pastoral, sobretudo durante o tempo de pandemia.
De lá para cá, várias atividades vêm acontecendo. No último dia 5 de fevereiro, a coordenação regional da pastoral se reuniu de modo virtual com seus colaboradores diocesanos para juntos partilharem as experiências e desafios vividos em decorrência da pandemia, bem como definirem as alternativas de atuação para o ano de 2021.
Segundo a coordenadora regional, Alessandra Silva, as reuniões dos grupos de autoajuda na Arquidiocese de Brasília e em todo o regional, antes realizadas presencialmente, estão acontecendo semanalmente pelas plataformas virtuais. “A Pastoral da Sobriedade está se adaptando e utilizando as alternativas existentes através das novas ferramentas para continuar com o seu trabalho pastoral em todo Regional Centro-Oeste”, afirmou.
No dia 13 de fevereiro, os agentes da pastoral da Arquidiocese de Brasília realizaram uma Visita Missionária para levar os passos da Pastoral da Sobriedade aos acolhidos na Fazenda Masculina Nossa Senhora da Anunciação, em Luziânia. A pastoral também desenvolveu atividades por ocasião da Semana Nacional de Prevenção ao Alcoolismo, que aconteceu de 13 a 19 de fevereiro.
Já neste mês de março, nos dias 13 e 14, acontecerá de forma virtual através da Plataforma Zoom, a Assembleia Geral Ordinária da Pastoral da Sobriedade, com o Conselho Diretor da Pastoral da Sobriedade, a Coordenação Nacional da Pastoral da Sobriedade, a Coordenação Nacional de Formação, o Conselho Econômico e Fiscal, os Coordenadores Regionais, os Coordenadores Diocesanos e os Assessores Eclesiásticos.