Pastoral da Criança desenvolve iniciativas para continuar suas atividades e combater a pandemia do coronavírus

A Pastoral da Criança, neste tempo de pandemia, tem procurado desenvolver iniciativas para continuar suas atividades. Uma delas foi criação do aplicativo Visita Domiciliar no E-capacitação. Segundo a coordenadora regional da Pastoral, Ana Luíza Ricardo de Melo, um dos materiais desse espaço refere-se à Covid-19. Foram disponibilizadas informações atualizadas para ajudar os líderes e as famílias a enfrentar a pandemia. “O material foi revisado por especialistas, portanto, trata-se de um conteúdo completo com imagens e leitura. Dentro do E-capacitação, também podem ser realizadas capacitações em que o líder faz a leitura, responde o questionário e tira as dúvidas por meio de vídeo-chamadas com o capacitador da Pastoral da Criança e isso nos ajudou a não parar em nenhum momento durante a pandemia”, afirmou Ana Luíza.

O material sobre a Covid-19, conforme Jennifer Lopes, que é enfermeira e membro do apoio técnico nacional da pastoral, contém vários tópicos que explicam o que é o vírus, prevenção, diagnóstico, tratamento, tira-dúvidas sobre aleitamento materno para as mães que estão em fase de amamentação. No final de cada etapa há também as avaliações para treinar os conhecimentos.

Além do aplicativo, a Pastoral da Criança tem realizado reuniões por meio de vídeo-chamadas com membros de todo o Brasil, com o objetivo de tirar dúvidas e trocar experiências. Tem realizado também lives que abordam diferentes temáticas sobre gestantes e seus direitos e apresentado ideias a fim de ajudar no desenvolvimento de brincadeiras em casa para as crianças neste tempo de distanciamento social.