Diocese de Jataí realiza Assembleia de Pastoral

Após um caminho de escuta, estudo, planejamento e execução do último Plano Diocesano de Pastoral (2016-2019) e avaliação, a Diocese de Jataí, disposta a assumir a criação das Comunidades Eclesiais Missionárias, conforme orienta as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), o Documento 109 da CNBB, reuniu-se em assembleia com seus presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, leigos e leigas, seminaristas de teologia para traçar seu Plano Pastoral Diocesano para os próximos quatro anos (2020-2023).

A assembleia aconteceu no Instituto Divino Espírito Santo, em Jataí (GO), no dia 9 de novembro. O evento encerrou com a Santa Missa, que aconteceu na Catedral Divino Espírito Santo. A mesma teve como assessores o coordenador diocesano da ação evangelizadora, padre Sérgio; o monsenhor Vicente Duarte e o bispo diocesano Dom Nélio Domingos Zortea.

Durante a assembleia que reuniu cerca de 200 pessoas, foi feita a exibição de um vídeo com a síntese sobre a Diocese de Jataí, sua história e ações realizadas a partir do último Plano de Pastoral Diocesano; apresentação das DGAE, pelo coordenador diocesano de Pastoral, padre Sérgio Rosa Gonçalves; realização de trabalhos em grupos para a revisão da caminhada dos últimos quatro anos e apresentação de propostas para os próximos anos, com atenção ao Documento 109 da CNBB que propõe uma Igreja formadora de Comunidades Eclesiais Missionárias que vão de encontro às pessoas nos seus diversos ambientes, tendo como pilares para a sustentação dessas comunidades, a Palavra, o Pão, a Caridade e a Missão.

Todos participaram da assembleia de forma muito ativa e produtiva, desde os momentos de orações e estudos até a apresentação das propostas e escolha das ações para a caminhada nas 31 paróquias da Diocese de Jataí, para os anos de 2020-2023, sendo apresentadas propostas de acordo com os pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.

Entre várias sugestões apresentadas para os próximos anos, os participantes da assembleia deram ênfase à formação, tanto do clero, como dos leigos, isto para que esses possam continuar sua missão com renovado ardor missionário e capacitados para anunciar o Evangelho, testemunhando-o em suas comunidades, alcançando assim, aqueles que se encontram distantes, sejam nas comunidades mais afastadas, condomínios, universidades, indústrias ou em outros ambientes, em uma realidade cada vez mais urbana.

Para o bispo diocesano Dom Nélio, a assembleia foi importante para a maior proximidade entre o clero e os leigos comprometidos com a diocese e como forma de animação na caminhada dos discípulos e discípulas missionários.

Fortalecidos pelo Espírito Santo e sustentados pela união, os participantes da assembleia receberam o envio e a bênção do bispo diocesano, assim que concluíram os trabalhos. Todos saíram do evento dispostos a continuar a missão em suas comunidades como discípulos e discípulas missionários.

Fonte: Pascom Diocesana de Jataí.