Depois de uma longa preparação espiritual chegamos à Semana Santa. A Quaresma iniciada na Quarta-Feira de Cinzas nos introduziu num caminho espiritual, em que fomos ouvindo a palavra de Jesus e sendo motivados a viver os três elementos fundamentais deste tempo forte: jejum, oração e esmola. O caminho foi ainda marcado, na Igreja do Brasil, com a Campanha da Fraternidade que nos chamou a superar a violência , pois somos todos irmãos (cf Mt, 23,8).
Agora estamos na Semana Santa. Uma semana que é central na vivência cristã. Tudo nela converge para Cristo. Podemos às vezes ser tentados a pensar que nossas atitudes cristãs, nossas boas obras e a prática dos elementos indicados pela Igreja, tornam santa essa semana. Engano nosso. Não somos nós que a santificamos, mas ela é Santa porque nela se celebra a presença do Santo Filho Deus que salvou a humanidade por meio de seu sacrifício na Cruz. O centro da Semana Santa é Jesus.
Frágeis e pobres pecadores que somos, entramos na Semana marcada pela santidade de Jesus. Podemos até nos perguntar por que entramos nesta Semana? Por que Deus nos permite entrar neste tempo sagrado? Nos consolamos com a resposta de que Deus gosta de nos colocar para dentro de sua vida, para que sejamos melhores.
Nesta semana vamos acompanhar os passos de Jesus subindo ao Calvário, sendo pregado na Cruz, morrendo e ressuscitando. Com Cristo também passamos pelo nosso calvário, somos crucificados por nossas maldades e fragilidades, mas mantemos a esperança na vitória. Cristo nos ajuda a fazermos a travessia. Do túmulo vem o anúncio da ressurreição.
A Semana Santa é um tempo forte para encontrarmos com Cristo. A partir do encontro com ele na dor, na coragem de subir ao Calvário, na sua morte e ressurreição, mantemos a esperança de vivermos a santas semanas de nossas vidas.
Existe sempre uma oportunidade para vivermos essas santas semanas em todos os setores da sociedade. Deus nos ajude com sua graça a prosseguirmos.
A Semana Santa nos introduz ao mistério da Páscoa. Buscando a vida nova e iluminados pela alegria do Evangelho devemos continuar nossa vida e missão.
Dom Messias dos Reis Silveira
Bispo Diocesano de Uruaçu
Presidente do Regional Centro Oeste da CNBB