Tema sobre cuidados pastorais norteou o 36º Encontro Regional de Presbíteros

87 padres das 13 dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) “viveram momentos intensos e ricos”, nas palavras do coordenador da Comissão de Presbíteros, padre Mauro Francisco dos Santos, durante o 36º Encontro Regional de Presbíteros, que aconteceu nos dias 28 a 31 de agosto, na Diocese de Luziânia.

Nesses dias, eles refletiram sobre o tema, “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho”, e o lema, “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiães” (At 20,28), os mesmos do 17º Encontro Nacional de Presbíteros, que acontecerá em abril do próximo ano, em Aparecida (SP).

“É fundamental que nossos presbíteros, antes de tornarem-se pastores do povo de Deus, façam a experiência viva de serem discípulos do Divino Mestre, nosso Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor de nossas vidas”, destacou o coordenador justificando a temática escolhida. Segundo ele, antes de qualquer coisa, o padre é um cuidador, aquele que está sempre com o seu povo em todos os momentos, a exemplo de Jesus. “É ele o nosso modelo de pastor e é a partir dele que devemos conduzir nossa vida pastoral. Assim como ele cuidou dos outros para que todos tivessem vida plena, o presbítero de hoje deve almejar esse princípio de fazer com que a missão confiada a ele produza frutos bons que permaneçam na vida de nossos irmãos”, afirmou.

Citando os documentos da Igreja, padre Mauro ainda disse que é importante que o povo de Deus também saiba cuidar dos seus sacerdotes. “É fundamental que todos os cristãos tomem consciência de que esses homens chamados a uma missão no mundo, também requerem cuidados, amizades sadias e um profundo caminho espiritual, humano, afetivo e intelectual como nos recorda documento Pastores dabo Vobis, sobre o ministério dos presbíteros”.

Atividades

Os 36º Encontro Regional de Presbíteros foi marcado por diversas atividades, como as missas que foram presididas ao longo do evento pelo cardeal arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha e os seus auxiliares, Dom José Aparecido, Dom Marcony Vinícius e Dom Valdir Mamede. O psicólogo clínico, assessor em trabalhos comunitários e da Pastoral Presbiteral na Arquidiocese de Belo Horizonte, Dr. William Castilho, orientou formação sobre “o cuidado com os cuidadores”. O bispo anfitrião, Dom Waldemar Passini Dalbello, conduziu uma manhã de espiritualidade com os padres sobre a atitude e prontidão da Santa Mãe de Deus ao receber sua missão/vocação. O grupo também teve momentos de convivência espontâneos, nos quais puderam dialogar e trocar experiências.

Ao fim do encontro, Dom Waldemar ficou satisfeito. “Senti-me muito agradecido pelo carinho que os padres do Regional Centro-Oeste demonstraram por Luziânia. A fraternidade existente entre eles, e também com os bispos, pode ser cartão de visita para os jovens que desejam servir a Jesus Cristo no cuidado pastoral, como padres em nossa diocese”, declarou.

O 37º Encontro Regional de Presbíteros já ficou marcado para os dias 27 a 30 de agosto de 2018, na Diocese de Formosa. Nos próximos meses acontecerão encontros de avaliação nos quais serão escolhidos o tema e o lema a serem desenvolvidos no encontro de Formosa.

Com Pascom Diocese de Luziânia