Setor Juventude prepara peregrinação mariana ao Santuário de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém

Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, que celebra os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, pelos três pescadores, e também em consonância com o Ano Vocacional Mariano, celebrado pelo Regional Centro-Oeste, o Setor Juventude Regional promove, nos dias 5 e 6 de agosto, Romaria ao Santuário de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém, em Niquelândia, na Diocese de Uruaçu. “Nosso objetivo é reunir os jovens das diversas dioceses do regional para participar conosco deste momento celebrativo, no qual, no dia 5, teremos vigília e missa e, no dia seguinte, domingo, romaria a Muquém. Os jovens devem retornar às suas dioceses no domingo após a missa, pela manhã”, comentou em entrevista o bispo de Rubiataba-Mozarlândia e referencial para a Pastoral Juvenil, Dom Adair José Guimarães, logo após encontro da equipe executiva da pastoral, que aconteceu na manhã desta terça-feira (20), na sede do regional, em Goiânia. 

Para o coordenador da Pastoral Juvenil Regional, padre Gilson Jardene, a peregrinação celebra os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas também é um projeto que permanece. “É um projeto permanente porque acontece dentro da realidade do Regional Centro-Oeste, em um lugar sagrado que tem grande fluxo de peregrinos e uma mística e espiritualidade próprias”, afirmou.

Durante a reunião, a coordenação da pastoral também fez encaminhamentos de um encontro de formação para todos os segmentos que trabalham com jovens no regional. O evento está previsto para acontecer no primeiro fim de semana do mês de novembro, na Diocese de Anápolis. Uma reunião em breve irá dar prosseguimento à organização do encontro que terá como enfoque a iniciação cristã, a catequese e a evangelização da juventude. Por fim, foi feita uma partilha dos trabalhos que são realizados nas dioceses com os jovens. Dom Adair disse que algumas dioceses não participam ainda dos trabalhos regionais, uma vez que não enviam seus representantes, ponto que precisa ser observado.

Padre Gilson destacou também que a Pastoral Juvenil trabalha com um projeto de mapeamento da atuação do Setor Juventude em todo o regional. Para conhecer melhor o fluxo de trabalhos das dioceses com os jovens, a equipe executiva regional conta com mais dois integrantes: André Inácio, da Diocese de Uruaçu, que ficará responsável pela parte de comunicação e o jovem Úgleo, da Arquidiocese de Goiânia, que será uma ponte entre a juventude e os bispos referenciais do Setor Juventude nas Igrejas particulares.