O Conselho Permanente de Avaliação, do Regional Centro-Oeste, se reuniu pela primeira vez neste ano, na tarde desta quarta-feira, 31 de maio, com o objetivo de elaborar os questionários de avaliação da caminhada pastoral do regional deste ano, a serem respondidos pelas pastorais, movimentos e organismos das dioceses. O formato foi adotado em 2016 e tem sido elogiado pelos resultados que apresenta.
Neste ano de 2017, o principal ponto a ser avaliado é o Ano Vocacional Mariano, compromisso de evangelização assumido na última Assembleia do Povo de Deus, realizada em 2015. “O objetivo é incentivar e motivar a pastoral de conjunto em nosso regional. Na reunião nós elaboramos as questões e definimos os prazos para que as dioceses possam responder e participar desse processo avaliativo”, pontuou o coordenador regional da Pastoral da Comunicação (Pascom), irmão Diego Joaquim.
O secretário do regional, Dom Levi Bonatto, comentou que foram elaboradas perguntas práticas e objetivas para tornar mais precisas e eficientes as repostas. “Queremos ser práticos, mas também eficientes, isto é, conhecer a realidade de evangelização do nosso regional, ver o que dá certo, o que não dá, e como podemos melhorar”, afirmou. Em setembro, o Conselho volta a se reunir. Desta vez com as respostas em mãos. “Em setembro vamos fazer o trabalho de tabulação, condensar as respostas e em seguida apresentar o resultado da nossa vida pastoral regional na reunião de avaliação que acontecerá em novembro”, explicou o bispo.
Dom Levi completou comentando que o novo modelo de avaliação é mais eficiente porque apresenta a pastoral de conjunto do regional. “Antes, cada pastoral apresentava suas atividades realizadas ao longo do ano, de modo que dessa forma se tornava uma apresentação monótona e individual. Com o novo modelo, temos uma visão horizontal do processo de evangelização nesta porção da Igreja”.
Segundo irmão Diego, além das respostas, os membros das pastorais, movimentos e organismos das dioceses também irão apresentar propostas de vivência do Ano da Família, o terceiro compromisso de evangelização assumido na Assembleia do Povo de Deus.
Comissão
A Comissão Permanente de Avaliação, responsável direta pelo trabalho, é composta pelo presidente do regional, Dom Messias dos Reis Silveira; o secretário, Dom Levi Bonatto; o secretário-executivo, padre Eduardo Luiz de Rezende, e representantes da Pastoral Familiar, Pastoral da Aids, Pastoral da Comunicação, Pastoral Juvenil e do Ordinariado Militar do Brasil. Com base nas cinco urgências presentes nas atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), a Comissão, com o auxílio dos participantes, avalia anualmente como as urgências estão presentes nas ações desenvolvidas pelas pastorais, movimentos e organismos das dioceses ao longo dos últimos doze meses.