Pastoral da Educação divulga plano de ação regional

Durante a reunião de coordenadores de pastorais, movimentos e organismos, do Regional Centro-Oeste, que aconteceu no dia 4 de fevereiro, a Pastoral da Educação divulgou o seu Plano de Ação Pastoral para o triênio 2017-2019. O projeto se divide em três áreas distintas: comunitária, universitária e popular, com o objetivo de fomentar, incentivar e dinamizar a vivência comunitária em vista de uma educação que exercite a fé e a vida.

Na área comunitária, a meta é articular a Pastoral da Educação do Regional Centro-Oeste nas dioceses, a partir da criação da Escola Regional de Formação de Professores missionários nas Igrejas particulares; a formação de agentes da pastoral para atuarem também nas dioceses; desenvolver um trabalho de sensibilização dos ministros ordenados quanto à importância da Pastoral da Educação; divulgar a Campanha da Fraternidade com educadores e estudantes; cultiva a espiritualidade na educação, por meio da Semana de Oração, palestras, encontros, retiros de educadores, Páscoa e pedagogias e ensinos.

Na área universitária, a Pastoral da Educação visa motivar a criação de cursos de extensão para atuação de conselheiros municipais, que sejam membros das dioceses, e cursos de pós-graduação sobre a identidade do educador católico.

na área popular, a pastoral pretende atuar na dimensão social com cursos de fé e política; formação continuada para educadores católicos, pelos seguintes temas: cuidado como educador a partir de sua postura, testemunho, voz, estresse, direitos, deveres; oficinas pedagógicas nas escolas; o sentido da religião na educação; saber viver bem no mundo da educação. A metodologia de trabalho deverá se dividir em Lectio Divina, ciclos de vivência, oficinas e rodas de conversas, seminários, palestras; projeto de acompanhamento da educação no Sistema Prisional nas dioceses; educação popular e campanhas de conscientização: Aids, contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, violência contra a mulher, antidrogas e atuação dos Conselhos Tutelares.

O projeto pode ser implantado ou implementado em todas as dioceses do regional. Para isso, basta contatar a coordenação da Pastoral da Educação. Coordenador: Valdivino José Ferreira. Tel: (62) 9925-5015
E-mail: ferreira.diocese@gmail.com