Na primeira Reunião Mensal de Pastoral de 2017, na Arquidiocese de Goiânia, realizada no sábado, 11, o coordenador regional da Pastoral Vocacional, padre Elias Aparecido, apresentou a proposta de vivência transversal desse ano temático, de modo especial em cada paróquia e comunidade presente nos 27 municípios que compõem esta Igreja particular. Primeiramente ele apresentou a motivação que norteia o Ano, tirado da narrativa do anúncio do nascimento de Jesus: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,26-38).
Segundo padre Elias, a resposta que deu Nossa Senhora, é tarefa fundamental da Igreja e responsabilidade de todos independente de pastoral, movimento ou organismo. “Esta é uma urgente missão que o Senhor nos pede com generosidade, porque ele nunca deixa de nos chamar e chama a todos”, disse. Em seguida, o coordenador perguntou as lideranças presentes como está a mudança de mentalidade em relação às vocações na Arquidiocese e alertou: “Se as pastorais da nossa Igreja não tocarem o coração do crente, fazendo com que ele faça a pergunta: ‘Senhor, o que queres que eu faça?’ Podem acreditar que essa pastoral não é cristã”, declarou.
Participam da Reunião Mensal de Pastoral da Arquidiocese de Goiânia, lideranças e membros das paróquias e comunidades da Região Metropolitana e do interior. A essas pessoas, padre Elias disse que vale a pena tentar falar de vocação de modo que prevaleça a pastoral de conjunto. “Não podemos nos restringir à pastoral de gavetas, aquela que se preocupa apenas com o seu ilusório horizonte de atuação. Em vez disso, precisamos atuar de maneira transversal. Como pessoas chamadas por Deus, precisamos também chamar a todos”.
Padre Elias convidou o Povo de Deus, durante esse Ano Vocacional Mariano, a promover a cultura vocacional nas comunidades e a cultivar uma pastoral capaz de ler a realidade com coragem, mesmo diante das fadigas do nosso tempo. Ele confirmou ainda que é uma oportunidade de intensificar esse serviço. “Precisamos falar de vocações nas diversas pastorais, para assim despertar a consciência de que todo cristão é chamado. A pergunta que devemos nos fazer é: estamos conseguindo atrair nossos jovens? Como fazer para que a dimensão vocacional esteja inserida em nosso espírito de evangelização?”, questionou. Por fim, o coordenador regional anunciou que em 7 de maio, Dia Mundial de Oração pelas Vocações, todas as dioceses deverão se deslocar em peregrinação para a Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, onde acontecerá o Congresso Vocacional Mariano.
LEIA TAMBÉM: Reaprender com Nossa Senhora a seguir Jesus
Igreja no Regional Centro-Oeste vive Ano Vocacional Mariano
Em Carta, bispos do regional pedem ousadia na vivência do Ano Vocacional Mariana
Ano Vocacional Mariano é apresentado ao Regional Centro-Oeste
Fotos: Rudger Remígio/Arquidiocese de Goiânia