A Diocese de Itumbiara acolheu no dia 8 de janeiro, a coordenação da Pastoral da Aids do Regional Centro-Oeste, juntamente com a coordenadora da pastoral na Arquidiocese de Goiânia, Nilva Diolina de Jesus, para uma capacitação sobre agentes multiplicadores, durante o Workshop das Pastorais Sociais, organizado pelo vigário da Paróquia São Sebastião, padre Irandes Carlos. A formação contou com a presença de 12 pessoas e da coordenadora da pastoral na diocese, Ana Maria de Oliveira Marcório.
Durante a capacitação houve, como de costume, um momento místico para o início das atividades, no qual foi explicado o sentido da espiritualidade como base dos trabalhos junto às pessoas que vivem com o vírus HIV. “Pela espiritualidade percebemos que as pessoas são imagem e semelhança de Deus, por isso é muito importante”, ressaltou a coordenadora da Pastoral da Aids no regional, irmã Elenice Natal de Lima.
Os participantes também foram informados sobre a participação da pastoral em organizações não-governamentais e espaços de controle social, como exemplos os conselhos municipais, estaduais, iniciativa que garante políticas públicas e recursos que ajudam os portadores do vírus. A psicóloga do CTA, Leidiane Rezende Silva Andrade, relatou a situação da Aids e hepatites virais. Ela também falou sobre a epidemia hoje. Foi significante ainda a parceria com a equipe de saúde do município que realizou 41 testes rápidos no local. No fim do encontro, os participantes receberam o Guia do Agente da Pastoral e trabalharam em pequenos grupos de estudo. A capacitação foi concluída às 16h com avaliação e a foto oficial do grupo.