Quinze candidatos são admitidos ao leitorato

Quinze homens foram admitidos no último dia 15 ao Ministério Sagrado do Leitorato. O Ministério do Leitorato diz respeito, acima de tudo, ao amor à Palavra de Deus. Não basta conhecê-la, é preciso se deixar plasmar por ela e anunciá-la com paixão. Os que recebem da Igreja o ministério do Leitorato, recebem também dela a confiança e o dom para a proclamação da Palavra de Deus na assembleia litúrgica, na catequese para os sacramentos e na preparação de outras pessoas que exercerão ministérios na Sagrada Eucaristia.

No final do ano de 2006, por iniciativa do Dom Washington Cruz, foi criada a Escola Diaconal Arquidiocesana Santo Estevão (EDASE), a primeira na Igreja de Goiânia, destinada à formação para o Diaconato Permanente, supervisionada pelo Monsenhor Luiz Lôbo e dirigida pelo bispo auxiliar, Dom Waldemar Dalbello.

O Diaconato Permanente pode ser exercido por homens casados ou não e se destina ao serviço da Palavra, da Liturgia e da Caridade. Sua origem data dos primeiríssimos tempos da Igreja, descrita nos Atos dos Apóstolos, capítulo 6, quando os Apóstolos, necessitando de auxiliares para o serviço da caridade, impuseram as mãos a sete homens escolhidos do meio dos discípulos, entre os quais Estevão, o primeiro mártir do cristianismo.

O Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem e é recebido transitoriamente pelos candidatos ao Presbiterado (Padres), que devem ser celibatários. O Diaconato Permanente pode ser exercido por homens casados, normalmente com idade entre 35 e 60 anos, com vida inserida na comunidade paroquial a que pertence e que se submete a um período de formação específica em Teologia, noções de psicologia, Antigo e Novo Testamentos, história da Igreja, direito canônico e outras disciplinas, além de um período de experiência pastoral.

Na Arquidiocese de Goiânia a primeira turma de aspirantes ao Diaconato Permanente terminou a parte acadêmica em dezembro de 2010, tendo sido escolhidos entre eles 14 homens (e mais um que se candidata ao Presbiterado por ser celibatário e ter manifestado este desejo) para uma experiência pastoral em várias Paróquias.

Os escolhidos irão realizar um trabalho pastoral sob a orientação do pároco local. Alguns vão realizar uma experiência missionária, com visitas às casas, visando conhecer os paroquianos, com especial atenção para aqueles que se dizem católicos, mas estão afastados da vida da comunidade, a fim de convidá-los a retornarem à Casa do Pai.

Outros vão promover encontros, nas casas de paroquianos, para ler e refletir o evangelho do dia, ou simplesmente rezarão o terço, procurando sempre, mostrar o sentido de ser Igreja, de participar da vida paroquial.

No dia 23 de dezembro de 2011, em cerimônia simples durante a Celebração Eucarística na Catedral, perante Dom Waldemar Dallbelo, estes foram admitidos como Candidatos ao Diaconato. E no dia 15 de janeiro de 2012, na Santa Missa das 11h30, presidida por Dom Washington, eles foram admitidos ao Ministério Sagrado do Leitorato. Neste dia, a segunda turma da EDASE deu início ao período de experiência pastoral. Dentro de seis meses os admitidos ao Ministério Sagrado do Leitorato poderão ser admitidos ao Ministério Sagrado do Acolitato para, depois de mais um tempo, serem ordenados no 1º grau do Sacramento da Ordem.