Estiveram reunidos na sede do Regional Centro-Oeste, entre os dia 20 e 22, os bispos que compõem o CONSER (Conselho Episcopal Regional), órgão colegial que visa animar e coordenar a ação evangelizadora e pastoral, bem como a comunhão e participação do Povo de Deus dentro do território do regional. Durante esses dias de reunião os bispos trataram de temas que visam organizar e dinamizar o trabalho pastoral em todas as comunidades, ambientes e organizações da Igreja em Goiás, Tocantins e Distrito Federal.
Durante os dias de reunião os bispos contaram com a participação de alguns convidados, como o Pe. Valdir Silveira e a Ir. Petra Pfaller, respectivamente, coordenador e vice-Coordenadora Nacional a Pastoral Carcerária, que falaram sobre a importância da implantação da Pastoral Carcerária no Brasil em todas as dioceses que ainda não a possui. Pe. Elias Wolff, Assessor da CNBB para o Ecumenismo, falou da importância e dos avanços do diálogo ecumênico e inter-religiosos na Igreja do Brasil. Pe. Nelito Dornelas, Assessor da CNBB para as Pastorais Sociais, que fez uma análise sobre o papel do Estado, com base na Doutrina Social da Igreja e o acúmulo de experiências da Igreja no Brasil no campo social, enfocando a preparação para a 5ª Semana Social Brasileira.
Outra contribuição significativa foi dada pelo Sr. Vitélio Pasa, secretário nacional da Caritas Brasileira, organismo da CNBB que integra a Confederação Caritas Internationalis, uma das maiores redes humanitárias do mundo, presente em 200 países e territórios. A entidade atua na defesa e promoção dos direitos humanos, na conquista e controle social de políticas públicas e no desenvolvimento sustentável solidário. Pe. Vitélio incentivou a organização da Cáritas nas dioceses do Regional Centro-Oeste.