As dioceses e organismos missionários do Regional Centro-Oeste estiveram reunidos nos dias 2 e 3 de junho, no Centro Pastoral Dom Fernando, da Arquidiocese de Goiânia, para o Encontro de Estudo do Instrumento de Trabalho do 3º Congresso Missionário Nacional, promovido pelo Conselho Missionário do Regional Centro-Oeste (Comire).
O encontro contou com a participação das dioceses de Goiânia, Anápolis, Goiás, Jataí, Ipameri, Itumbiara, Rubiataba, São Luís de Montes Belos, Brasília, Formosa, Luziânia e Uruaçu, assim como de representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Brasília (CRB), Seminaristas (COMISE) e Pontifícias Obras Missionárias (POM). As dioceses do sub-regional Tocantins irão realizar seu encontro em outro momento. Ao todo participaram 51 pessoas.
Assessorados pela irmã Dirce Silva (CNBB), com a colaboração da Coordenação do Comire, os participantes refletiram o tema do Congresso, “Discipulado missionário: do Brasil para um Mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”, realizando um trabalho de grupo sobre seus três eixos temáticos: a) o secular e pluricultural no qual nos cabe ser Discípulos Missionários, b) Discipulado missionário do Brasil para o mundo à luz do Vaticano II e do magistério latino-americano e c) Discípulos missionários e missionárias ad gentes do Brasil para o mundo.
As atividades do Encontro foram variadas e possibilitaram momentos de palestras, celebrações eucarísticas, orações, trabalho em grupo e confraternização com a Noite Junina, animada pelo grupo da Infância Missionária da Arquidiocese de Goiânia.
No encontro foram distribuídas as vagas do Congresso. O Regional Centro-Oeste possui 60 vagas, das quais 20 foram repassadas ao sub-regional Tocantins e 40 foram distribuídas entre os participantes presentes, que representarão a delegação do Regional Centro-Oeste. Foram também discutidos alguns encaminhamentos quanto à inscrição, critérios de participação e deslocamento.
Os participantes avaliaram positivamente o Encontro. Os delegados estão entusiasmados e com uma grande expectativa sobre esse momento forte de animação missionária da Igreja no Brasil.