Aconteceu no último dia 2 de fevereiro na Paroquia São Vicente de Paula, Taguatinga Sul-DF, o 1º Encontro Arquidiocesano da Pastoral Carcerária com o novo Coordenador Diocesano Pe. Antônio Francisco G. Barros (Pe. Katê).
Participaram cerca de 30 agentes da PCR do DF, vindos de Taguatinga, Plano Piloto, Samambaia, São Sebastiao, Ceilândia, Gama, Planaltina e de St. Antônio de Descoberto (GO). O evento contou também com a participação da Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária (PCR): Pe. Valdir (Coordenador Nacional), Ir. Petra (Vice Coordenadora Nacional), Jose de Jesus Filho (Assessor Jurídico da PCR Nacional), Heidi Cerneka (Assessora Nacional para a questão da mulher presa) e Ir. Maria Jose Monteiro de Oliveira (Coordenadora da Macro Região Centro-Oeste).
Foi apresentado pelo Pe. Valdir, um breve histórico com os objetivos da PCR, fundada em 1950 com o lema: “Estive preso e me vieste visitar.” (Mt 24,36). Em seguida realizou-se uma partilha sobre o trabalho missionário da PCR de Brasília, cujo maior desafio é a falta de pessoas dispostas a trabalhar na PCR, assumindo este compromisso missionário junto aos irmãos e irmãs encarcerados. Este encontro se completou com a visita a uma unidade de internação para menores infratores na cidade de Taguatinga.
Foi um encontro fraterno e alegre, cuja partilha das experiências deste trabalho nos cárceres, sustenta e anima a caminhada missionária. Espera-se que mais pessoas ao receberem este chamado se disponham, neste ano da Fé, a assumir a missão da Pastoral Carcerária nas suas Dioceses, Paroquias e Comunidades.
Ficou definido que a Reunião de Planejamento da PCR da Arquidiocese de Brasília, acontecerá no dia 17 de fevereiro próximo e todos os agentes da PCR Arquidiocesana estão convocados a participar.