Aconteceu no último dia 27 de abril, a 5ª Seção do Sínodo Diocesano de Porto Nacional, na cidade de Conceição do Tocantins, com cerca de 120 participantes entre padres, religiosas e leigos, com predomínio dos jovens. Este sínodo faz parte das celebrações dos 100 anos da Diocese, que acontecerá em 2015.
A seção de abertura do sínodo aconteceu em 2011. Durante o ano de 2012 houve três sessões que tiveram como tema a Família. E, em 2013, as sessões enfocarão a temática da juventude, tendo em vista o ano dedicado aos jovens e à Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho, no Rio de Janeiro, com a presença do papa Francisco e de milhares de jovens do mundo todo.
Esta 5ª Sessão do Sínodo foi assessorada pelo padre Eduardo Luiz de Rezende, Secretário Executivo do Regional Centro-Oeste da CNBB, que apresentou uma visão geral acerca da juventude do Século XXI, enfocando a dimensão do “ver”. Foram momentos de reflexão e partilha sobre os caminhos e descaminhos da juventude atual, que influenciam e são influenciados pelas redes sociais e a mídia, pelo mercado, a política e a economia. Foram tratadas, também, questões como as drogas e a maturidade afetivo-sexual, bem como a espiritualidade da juventude pós-moderna. Em vários momentos enfatizou-se o papel do jovem e sua atuação na Igreja como protagonistas da sua história e como missionários de Jesus Cristo. As próximas sessões deste ano enfocarão as dimensões do “julgar” e do “agir” da Juventude, visando apontar ações concretas para a juventude da Diocese de Porto Nacional.
As sessões do ano de 2014 trabalharão o tema da Iniciação Cristã, também seguindo o critério do “ver, julgar e agir”. E em 2015, acontecerá a celebração do Jubileu Diocesano, que será uma grande festa para a Igreja e para os fiéis católicos da Diocese de Porto Nacional, que completará 100 anos de ação pastoral naquela região.