Em sintonia com a Igreja em todo o mundo que celebra o Ano da Misericórdia, no dia 25 de setembro, Dia Nacional da Bíblia, foi realizado na Comunidade Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, da Paróquia Sagrada Família, o Jubileu dos Catequistas da Arquidiocese de Goiânia. A missa foi presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz, que em sua homilia agradeceu a todos pelo serviço evangelizador prestado nesta Igreja particular. Ele enfatizou que a liturgia não poderia ser mais apropriada para aquela celebração e comentou que as leituras propunham uma reflexão sobre nossa relação com os bens deste mundo. “Deus os colocou em nossas mãos para que os administrássemos e partilhássemos com amor”, explicou.
Ao comentar a Parábola do Homem Rico (Lc 16, 19-31), disse que se trata de uma bela lição sobre caridade. “O Homem Rico era uma pessoa sem compaixão que não via o pobre Lázaro faminto, cheio de feridas, à sua porta. Esse perigo nós corremos também”. E pediu que “tenhamos um olhar diferente para com ao ‘Lázaros’ da nossa sociedade. ”. Por fim, Dom Washington rezou para que aquela celebração fortalecesse os catequistas no acolhimento e na prática do maior tesouro que é a Palavra de Deus. “Que vocês a transmitam aos seus catequizandos com amor, pois, constantemente alimentados por ela, não precisaremos correr atrás de outros tesouros”.
Após a missa, houve uma bela encenação sobre o testemunho de santos, como Madre Teresa de Calcutá, São Francisco de Assis, Dom Bosco, e de uma catequista, que são sinais do Reino de Deus na terra. Em seguida, os mais de 400 catequistas ali presentes receberam o tão esperado Diretório Arquidiocesano de Catequese e Iniciação Cristã, material que foi desenvolvido durante longos meses e teve diversas alterações para poder, enfim, chegar às mãos dos catequistas. O livreto, com 48 páginas, está dividido em oito capítulos e traz, entre outros temas, O lugar da Catequese na Missão da Igreja; Evangelização e Iniciação Cristã de Crianças; Evangelização de Adolescentes e Jovens; Catequese Batismal. A produção do conteúdo foi feita pela Coordenação Arquidiocesana de Catequese e Iniciação Cristã.
Porta Santa
Os catequistas seguiram em peregrinação até a Matriz da Paróquia Sagrada Família, onde passaram pela Porta Santa, ação que selou o Jubileu. Ali, eles rezaram e ouviram o coordenador arquidiocesano de Catequese e Iniciação Cristã, padre Arthur de Freitas, comentar a homilia do papa Francisco no Jubileu dos Catequistas que aconteceu no mesmo dia, em Roma. “Somos anunciadores da alegria. Conforme o papa nos pediu, não convém estar com cara de Quaresma quando saímos para evangelizar. Sejamos instrumentos da verdade, do amor de Deus. Demos às pessoas o que elas esperam”, disse. O próximo jubileu arquidiocesano será dos Acólitos e Coroinhas, no dia 12 de outubro, às 9h, na Matriz de Campinas.
Veja mais fotos
Fonte: Vicariato para a Comunicação/Arquidiocese de Goiânia
Veja todas as fotos