O Conselho Missionário Regional Centro-Oeste (Distrito Federal e Goiás) realizou, nos dias 8 a 10 de Novembro, na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Taguatinga (DF), a sua Assembleia anual. Participaram 24 pessoas representantes das dioceses de Jataí, Ipameri, Luziânia e Uruaçu e das arquidioceses de Goiânia e Brasília. Entre os presentes estavam representantes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM).
O tema escolhido para a formação foi o mesmo do 4º Congresso Americano Missionário e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4 – Comla 9): “Discípulos Missionários de Jesus Cristo, da América em um mundo secularizado e pluricultural”. Ao apresentar o tema, padre Jaime C. Patias, secretário da Pontifícia União Missionária, partiu das palavras do papa Francisco aos bispos do CELAM, durante a JMJ Rio 2013. “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e atribulados, são também as alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos discípulos de Cristo” (GS 1). Esse é o contexto onde somos chamados a testemunhar nossa fé.
Padre Jaime salientou que vivemos num momento de profunda crise do individualismo, onde o ser humano, após lutar pela sua independência, agora se encontra solitário. Neste mesmo contexto, sente-se grande fome de espiritualidade, porém, que não se fundamenta numa vivência profunda e comprometida com determinada religião.
“Em meio à globalização do secularismo, do abandono da fé, da rejeição ao sagrado, a missão de anunciar o Evangelho apresenta-se como profunda questão de fé e que é a fé da Igreja. Esta prática missionária, deve se inspirar na prática de Jesus Cristo. A fé se fortalece na medida em que é partilhada (RM 2). Eis a razão da nossa Missão que nos leva às periferias existenciais e geográficas para testemunhar Cristo, crucificado e ressuscitado”, concluiu.
A Assembleia marcou a despedida do padre Jomelito Ferreira de Melo, atual coordenador do Comire, que no mês de janeiro de 2014, parte para a Missão no Projeto Igrejas-Irmãs de Roraima. Padre Bernardo Ave de Cristalina, por motivo de doença deixou a vice- coordenação. Assim, assumiu a coordenação, o padre Luiz Aparecido Iauch, da diocese de Botucatu (SP) e que está em missão na diocese Irmã de Ipameri.
Os participantes refletiram também, sobre a organização do Comire e as perspectivas para o ano de 2014. O organismo no Centro Oeste está sem um bispo referencial e isso dificulta a sua articulação. Apenas seis das 12 dioceses do Regional estavam representadas. Em grupos, houve uma partilha sobre como viver a fé num mundo secularizado e pluricultural. Num segundo momento avaliou-se a contribuição dos Conselhos Diocesanos (Comidis) para colocar em prática os compromissos assumidos pelas dioceses do Regional, em sua 18ª Assembleia realizada em 2012.
No domingo, o grupo se deslocou até a catedral Metropolitana de Brasília onde, na missa das 8h30, recordou os 6 anos do Projeto missionário que arquidiocese de Brasília mantém em Caracaraí, diocese de Roraima, Missão que hoje conta com cinco leigos e dois padres. A missa foi presidida pelo padre Jaime C. Patias que na homilia, além de destacar o tema da fé na Ressurreição como garantia da vida junto de Deus, falou da importância da missão para a comunidade cristã como partilha da vida, dom de Deus. “A cooperação missionária é parte essencial na vida dos cristãos”.