No dia 29 de agosto, a Pastoral Litúrgica do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) se reuniu na sede do regional, em Goiânia, para estudar o Ano Litúrgico na Constituição Conciliar sobre a sagrada liturgia, Sacrosanctum Concilium. Participaram membros das Arquidioceses de Goiânia e Brasília, e das dioceses de Anápolis, Itumbiaara, São Luís de Montes Belos e Uruaçu.
A formação foi assessorada pelo bispo auxiliar de Brasília e referencial para liturgia no regional, Dom Marcony Vinícius Ferreira. “Tivemos, neste primeiro momento de estudo, uma visão geral do Ano Litúrgico, sobre a chamada liturgia temporal e também a Liturgia das Horas. É algo que temos que resgatar porque é um tesouro da Igreja e, às vezes, fica reduzido apenas aos ministros ordenados e aos religiosos, mas nós precisamos suscitar também nos leigos o rezar porque Jesus rezou, ensinou a rezar e mandou rezar, por isso é uma missão para todos nós”, justificou o bispo.
Após meditar os chamados tempos fortes da liturgia: Advento, Natal, Quaresma e Páscoa, os membros da pastoral também refletiram sobre o Tempo Comum, período sem grandes acontecimentos, mas que revelam a presença de Deus nas coisas simples. Por fim, ficou definido que o Encontro Regional de Liturgia terá como tema “Sacramento da Reconciliação”, em consonância com o Ano Santo da Misericórdia e acontecerá nos dias 14 a 16 de outubro, em Uruaçu (GO).